A princípio, é notório que a negligência do governo é um grave problema. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar da população. Contudo, nota-se a quebra desse contrato social, visto que, o Governo, ao invés de promover o conforto da população, tem uma ação omissa à qualidade de vida da nação, permitindo, assim que os imigrantes entrem e saiam do país, que consequentemente acabam causando uma desordem nacional. Desse modo, é imprescindível a reformulação da postura estatal urgentemente.
Ademais, a economia Nacional é outro fator que influencia o fluxo migratório para o país. De acordo com o site de pesquisa G1, a acessão do Brasil ao posto de uma das dez maiores economias do mundo é um importante fator atrativo aos estrangeiros. Dessa forma, podemos observar que os imigrantes procuram fugir da crise econômica do seu país, assim emigram para outros lugares, como a nossa nação por exemplo, buscando melhores condições de vida. Logo, tudo isso retarda a resolução de pecilho, já que a economia Nacional contribui para a perpetuação desse quadro.
Portanto, são essenciais medidas aparentes para prevenir o movimento imigratório para o Brasil no século XIX. Destarte, o Governo Federal, através de verbas governamentais, deve investir em fiscalizações das fronteiras, o qual será proporcionada por uma alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Essa ação será realizada com o intuito de erradicar o problema. Somente dessa forma, poderá se concretizar a "Utopia" de Mores.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.