A relação entre aluno e professor, previamente realizado em sala de aula, necessitou uma adequação para o ambiente virtual. Porém muitos alunos não conseguiram acompanhar essas mudanças, o que acarretou em um índice de abandono escolar igual á 8,4%. Entre as variadas razões desse abandono, pode-se destacar a falta de acessibilidade e a sobreposição do trabalho como complemento na renda do lar durante a crise econômica.
Principalmente alunos de baixa renda, lidam frequentemente com a falta de acesso a aparelhos eletrônicos ou conexão com internet de qualidade, o que pode acarretar um atraso na aprendizagem ou desmotivação subsequente do abandono escolar.
Durante a crise econômica muitos estudantes e famílias optaram por priorizar a própria subsistência sobre a educação, principalmente com a alta dos preços em alimentos e despesas de casa.
Inserir estudantes que evadiram do ambiente escolar nesse mesmo ambiente novamente será uma tarefa árdua, porém com a criação de políticas públicas pelo Estado, visando a reintegração desses alunos, incluindo meios de inclusão tecnológica e social, além da qualificação de mão de obra, podem ser meios para uma reinserção de sucesso no fim.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada