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Por Itadori
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Na sociedade brasileira, é discutido a relação com o consumismo, tendo os meios de comunicação como aliados no combate ao excesso de destroços no dia-a-dia da população. Mas, é alcançado um resultado perceptível?
No filme “Wall-E’ é apresentado um ambiente terrestre destruído, e tem como causa o consumo de produtos sem uma utilidade definida, em consequência traz impactos ambientais como a contaminação do solo, a poluição atmosférica e hídrica.
Segundo o estudo realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), no Brasil, apenas 1,2 % do lixo é reciclado, uma quantidade mínima visando o país que tem seus meios de informação a divulgação.
Observa-se que não é alcançado algum resultado notável com os projetos apresentados, levando ao questionamento, qual seria o método eficaz para o aumento da reciclagem.

O autor Manoel de Barros, em sua obra “Poesia Completa”, reflete sobre a necessidade da humanidade se religar com os recursos naturais. Paralelamente ao filme, é de interesse reforçar que o meio utilizado para a Terra voltar a ser habitada pelos seres humanos foi o retorno as suas origens, utilizando da prática de plantar uma muda.

Atualmente, a maioria dos brasileiros desconhece informações sobre os tipos de materiais que são reaproveitáveis. Ainda que exista a informação, ela não é eficiente, deixando um desentendimento, associado ao desinteresse, sobre o funcionamento das coletas.


É necessário, por tanto, que medidas sejam tomadas para facilitar o acesso a informação, e que o objetivo da compreensão do outro lado seja alcançado. Posto isso, os Ministérios da Educação, Saúde e Meio Ambiente em conjunto com o Governo devem, por meio de parceria, lançar um plano que adentre as escolas para que seja inserido projetos de reciclagem. No qual o plano irá democratizar a informação colocando-a em prática, reduzindo periodicamente o lixo no quotidiano. Melhorando não apenas a vivência dos seres humanos, como também de outros seres vivos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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