Por Anne24
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#75525
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento marco na história dos direitos humanos, prevê em seu artigo 3º o direito a água potável como inerente à todo ser humano.Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado, na prática, quando se observa a escassez de água presente no território brasileiro. Diante dessa perspectiva, a má distribuição dos recursos hídricos e o seu mau uso são causas da problemática no país.

Em primeira análise, deve-se ressaltar que a má distribuição dos recursos hídricos contribui para o aumento da escassez de água. Nesse sentido, não há no Brasil políticas de racionalização de água, fato evidente pela imigração em massa de pessoas de regiões com maiores índices de seca, aonde o semiárido nordestino se destaca, em âmbito nacional, pela pouca incidência de chuvas. Essa conjuntura, inspirou a obra " Vidas Secas ", na qual o escritor Graciliano Ramos retrata as dificuldades de uma família nordestina ao tentar escapar da seca. Infelizmente, esse quadro é ainda presente no Brasil.

Ademais, é fundamental salientar o mau uso como impulsionador da crise hídrica no país. Nesse contexto, desde o Iluminismo entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza em favor do outro. Diante desse exposto, o ideal Iluminista não tem se efetivado na realidade, no momento em que constata-se o desperdício de água no país, ocorrido tanto em residências quanto em atividades econômicas, onde vazamentos hídricos cooperam para que a carência de água continue a se expandir. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Infere-se, portanto, a necessidade de combater tais obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério do Desenvolvimento Regional - órgão responsável pelas políticas nacionais de recursos hídricos e de saneamento -, através da ANA( Agência Nacional das Águas) viabilize a dessalinização das águas do mar e a transposição de rios, bem como o reuso e a mentalização da população sobre a crise hídrica, por intermédio de investimentos coesos nos projetos hídricos, a fim de combater a escassez d'água no Brasil. Somente assim, se consolidará um corpo social com prosperidade de água potável, em que o artigo prescrito pela DUDH, seja permanentemente cumprido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por HPOBRE
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#75550
Vamos lá.
INTRODUÇÃO.
primeiramente, eu vi que vc citou que a agua é previsto no artigo 3º da DUDH, Porem o artigo 3º da DUDH diz apenas que "Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal." eu acho que seria melhor vc exaltar que o acesso a agua é um direito IMPLICITO no artigo 6º da DUDH, ou um direito IMPLICITO no caput do artigo 5º da Constituição Brasileira de 88, pois é necessário mostrar ao examinador que vc domina aquela citação empregada ao tema, isso aumentaria a sua "credibilidade".
-----Eu reescreveria esse seu primeiro período da INTRO assim: "A Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento marco na história da humanidade, prevê, em seu artigo 3º,de forma implícita, o direito à água potável como inerente a todo ser humano.
Notei que vc empregou a crase de forma errada em "inerente À todo ser humano". Não pode haver crase, pois não se usa crase no ''A'' quando ela antecede palavra no masculino.
-----Vc deixou de empregar a crase em " direito A água potável como" Nesse caso haveria crase porque é pedido preposição e o substantivo "água" pede artigo, vc também pode substituir a palavra água por uma palavra no masculino e verá esse pedido. EXEMPLO: DIREITO AO VENTO. Note que a palavra no masculino pede o artigo "O" e ele se junta com a preposição "A". A preposição é pedida pelo verbo "PREVÊ" que é um VTDI.
No geral, eu gostei da sua INTRO, apresenta boa estruturação e deixa claro o posicionamento, bem como os argumentos a serem desenvolvidos.

DESENVOLVIMENTO 1
achei seu primeiro desenvolvimento muito expositivo, seu argumento é que há uma má distribuição de recursos hídricos, mas como isso ocorre, porque isso se dá? vc não desenvolveu isso claramente.
No trecho "aonde o semiárido nordestino se destaca" vc utilizou a palavra aonde, mas o correto seria o adverbio ONDE, pois indica lugar, espaço. AONDE é usado quando se tem um contexto de movimentação EXEMPLO: ESTAMOS INDO AONDE?.

DESENVOLVIMENTO 2
Seria bom vc inicia-lo por uso de uma conjunção que mantenha uma adequação de linearidade com o primeiro desenvolvimento. EXEMPLO: Se eu usar "em primeiro lugar" no D1 seria bom usar "em segundo lugar" no D2". Não é bem visto o uso de conjunções coordenadas aditivas em inicio de paragrafo, pelo menos em uma redação, pois isso induz que o segundo paragrafo é uma continuação das ideias do primeiro paragrafo. Claro que eu sei que os parágrafos devem dialogar entre si, mas lembre-se de que os argumentos defendidos neles são diferentes, então deve haver uma independência entre ambos também. Mas isso é apenas uma sugestão.
Novamente eu notei uma superficialidade nas ideias apresentadas, sem uma argumentação forte. Me pareceu que a citação ao iluminismo foi forçada.

CONCLUSAO
A conclusão esta OK, bom desenvolvimento de ideias e coesão entre elas, Proposta de intervenção coerente e possível de ser realizada e há uma citação que remete ao inicio do texto, mantendo a comunicação entre os parágrafos.

No geral, gostei da sua redação, mas acho que vc precisa se ater a uma argumentação mais forte e própria. Possui uma boa estruturação e argumentação no geral.

Já falei demais.
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