Desde os primeiros séculos, o ser humano tem uma briga incessante por poder e superioridade. Temos exemplos como: posse de terra, domínio sobre os outros, reinado absolutista, e vários outros sentidos de poder. Ainda pequenos, as crianças ouvem falas do tipo: “não empreste teu lápis”, “mostre que você é melhor que seu colega”, “se te agredirem, revide”. É assim, crescemos com a ideia de que se não estivermos no topo, ou em evidência de autoridade, iremos ser represados.
Temos a ideia de que, o mais “forte” ganha e não há problemas tomar o que é de outrem a força, ou na base de violência. Para o pensador Thomas Hobbes, “homem é o lobo do próprio homem”, sendo capaz de passar por cima dos outros para conquistar o que em sua ideia, pode ser seu. A inveja, ciúmes, egoísmo e a competição, torna o ser humano corrompido por natureza, com pensamentos maliciosos e estratégias para seu benefício próprio.
Com tudo isso, concluímos que, todos nós temos enraizado, o mal. É por esse motivo que vemos tantas coisas ruins acontecendo através de pessoas ao nosso redor. Porém, algumas delas não se deixam levar por esse sentimento, e o nosso papel é mostrar que, nem tudo pode funcionar conforme o nosso querer e malícia. É necessário entender que, para vivermos em harmonia em uma sociedade, precisamos fazer brotar o bem em nossos corações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.