Diante desse cenário, faz-se importante, em primeiro lugar ressaltar a imprevidência de medidas governamentais para o combate ao desmatamento na Amazônia. Acerca disso, o filósofo inglês, Thomas Hobbes dizia ser dever do Estado garantir meios que auxiliem o progresso de toda a coletividade. O governo, em contra partida, abdica das ideias de Hobbes, uma vez que possuem um papel omisso e, ainda, não direcionam um olhar a ações que poderiam resolver o desflorestamento da Amazônia. Assim, essa negligência inviabiliza a dissolução dessa conjuntura inaceitável e, ainda, dificulta o desenvolvimento econômico sustentável e o bem-estar da população.
Outrossim, é fundamental apontar a expansão desordenada da pecuária como impulsionador da permanência do desmatamento na Amazônia no Brasil. Consoante, Mahatma Gandhi, líder religioso indiano, “A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância.” Diante tal exposto, esse conceito está associado ao fato de que a pecuária busca ampliar o uso do solo e da agricultura de larga escala visando apenas o capital e os mercados consumidores, propiciando o desgaste e desmatamento da Amazônia . Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Em suma, observa-se a necessidade de atenuar os desafios relacionados à permanência do desmatamento da Amazônia. Logo, o Ministério do Meio Ambiente – órgão encarregado de promover o desenvolvimento ambiental – deve realizar, através de parceria público-privada, investimentos socioambientais, estabelecendo novas medidas de combate ao desmatamento, com a finalidade de auxiliar o fim do desmatamento e driblem as recentes tentativas de continuar a degradação das florestas. Com efeito, espera a consolidação do papel do Estado escrito por Hobbes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada