Primeiramente, é de conhecimento geral que as redes sociais são estruturadas em pensamentos únicos, e quando não há a correspondência deste julgamento de forma igualitária, a cultura do cancelamento tende a acontecer. Por analogia, a série Control Z retrata um grupo de amigos que tem suas informações pessoais vazadas para a população e sofrem, consequentemente, com o ato de linchamento, a partir do julgamentos dos seus amigos e seguidores da internet. Por conseguinte, é perceptível que a falta de diálogo prevalece em situações similares, juntamente com à prática do endeusamento, em que indivíduos são considerados perfeitos, ou seja, que nunca erram, o que gera uma ausência de espaços que possibilitem uma troca de comunicações para a colocação das opiniões divergentes
Segundo pesquisas realizadas pelo site ‘Mutato’, 46% dos cancelados no período analisado (3 anos) foram homens, brancos e heterossexuais, seguidos por 28% de mulheres, brancas ou negras, e heterossexuais, depois por 12% de homens,negros ou brancos, e gays. Dado o exposto, é perceptível que o ato de linchamento pode influenciar os mais diferentes perfis, ou seja, ninguém está ileso de sofrer o ato. Outro fator importante em relação a problemática, é a consequência que a atuação do cancelamento causará na vítima e no responsável, no qual os ‘canceladores’ tornem-se, consequentemente, indivíduos críticos e intolerantes, já os 'cancelados' podem sofrer psiquicamente, a partir do surgimento de doenças como a depressão e transtornos de ansiedade
Em virtude dos fatos mencionado, é imprescindível que haja uma conscientização que o cancelamento não é uma atitude certa, e que ao invés da aversão ocorra o ensinamento para que haja, consequentemente, a mudança das atitudes. Com isto, é de suma importância que ocorra a junção entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e empresas de mídias socias que aprimore e regularize garantias e direitos para os usuários, além da instituição de palestras e projetos pedagógicos em escolas que alerte as consequências do julgamento excessivo. Posto isso, a internet não tornaria-se uma armadilha, como relata Bauman, e sim um meio seguro e de aprendizado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.