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Por Biasaldanh4
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#75483
No documentário, "Brasil x Trabalho infantil", produzido em 2014 pela TV Cultura, é apresentado o cotidiano de crianças nordestinas que foram obrigadas a labutar para sobreviver. Embora tenha se passado 7 anos da data em que foi gravado, é uma realidade crescente no país devido ausência de fiscalização e a forte concentração de camadas desfavorecidas a região do Pará e Bahia.
Nesse sentido, destaca-se a falta de a verificação do governo em cima da exploração infantil que contribui para a perca dos direitos adquiridos por crianças e adolescentes. O artigo 32 da constituição federal, garante o direito da criança ser protegida contra exploração econômica e contra a realização de qualquer trabalho que possa ser perigoso. Mesmo que a CF88 tenha essa norma moral, percebe-se que é em vão tal garantia legislativa. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 1,768 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalham em todo território nacional. Dessa forma, pode-se concluir que ausência de ações do Estado é uma problemática enfrentada por esses jovens.
Por seguinte, presencia-se uma forte concentração do trabalho infantil no nordeste do país, onde cerca de 50% das crianças trabalham em fazendas e sitios, segundo fontes do jornal Toda Matéria. Essa questão ocorre devido à pobreza e baixa escolaridade além da falta de fiscalização na região, virando assim, barreiras para o combate a exploração infantil. Destarte, é imprescindível que população volte sua atenção para as crianças do país com o objetivo de denunciar tamanho contrassenso.
Diante do exposto, cabe ao Governo Federal em conjunto com a Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o papel de a deliberar a fiscalização do trabalho infantil através de intervenções, de modo a acolher esses jovens cumprindo com o imposto na Lei 8,069/1990 que garante os direitos básicos para essa parcela da população. Aliado a isso, a CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) - órgão responsável pela 21 propaganda - deve criar e espalhar vídeos informativos por meio das plataformas de comunicação, com a finalidade de conscientizar os adultos e donos de empresa que podem estar ajudando com que esse obstáculo não sea ultrapassado. Somente assim, tratando o problema pela raíz, constitui-se um Brasil mais humanitário.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por 3m1ly
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#77475
Introdução
No documentário,(1)"Brasil x Trabalho infantil", produzido em 2014 pela TV Cultura, é apresentado o cotidiano de crianças nordestinas que foram obrigadas a labutar para sobreviver (Contextualização). Embora tenha se passado 7 anos da data em que foi gravado, é uma realidade crescente no país (posicionamento) devido ausência de fiscalização e a forte concentração de camadas desfavorecidas (Bases Argumentativas) a região do Pará e Bahia.(2)

Comentário
(1) - Não sepera sujeito de predicado.
(2) - Aqui temos um desvio sobre o assunto do tema, pois diz "[...] no Brasil" e você limitou nesse trecho "[...] Pará e Bahia." apenas 2 estados do país.

Desenvolvimento 01
Nesse sentido (Conectivo interparágrafo), destaca-se a falta de a verificação do governo(3) em cima da exploração infantil que contribui para a perca dos direitos adquiridos por crianças e adolescentes (Tópico-frasal + introdução aos argumentos complementares). O artigo 32 da constituição federal(4), garante o direito da criança ser protegida contra exploração econômica e contra a realização de qualquer trabalho que possa ser perigoso (Repertório). Mesmo que a CF88(5) tenha essa norma moral, percebe-se que é em vão tal garantia legislativa(6). Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 1,768 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalham em todo território nacional. Dessa forma, pode-se concluir que ausência de ações do Estado é uma problemática enfrentada por esses jovens. (Consequência do problema)

Comentário
(3) - Governo Federal ou Estadual ou Municipal?
(4) - Escreve-se as iniciais em maiúsculas "Constituição Federal" e o ano também deve ser inserido "1988".
(5) - Evite abreviação desse tipo, seria mais adequado a substituição para um pronome ou outra palavra que tenha a ver com o sentido que se quer passar, por exemplo, legislação.
(6) - Período truncado.
:arrow: Faltou explicar como as crianças perdem seus direitos.

Desenvolvimento 02
Por seguinte (Conectivo interparágrafo), presencia-se uma forte concentração do trabalho infantil no nordeste do país (Tópico-frasal), onde a cerca de 50% das crianças trabalham em fazendas e sitios, segundo fontes do jornal Toda Matéria (Repertório). Essa questão ocorre devido à pobreza e baixa escolaridade(7),(8) além da falta de fiscalização na região, virando assim, barreiras para o combate a exploração infantil(9) (Argumentos complementares bagunçados). Destarte, é imprescindível que população volte sua atenção para as crianças do país com o objetivo de denunciar tamanho contrassenso. (Apelo para que o problema seja resolvido)

Comentário
(7) - o que causa isso?
(8) - Vírgula
(9) - Por que tá acontecendo essa baixa fiscalização?

Conclusão
Diante do exposto, cabe ao Governo Federal(Agente), (10) em conjunto com a Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o papel de a deliberar a fiscalização do trabalho infantil (Ação), (11)através de intervenções(12), de modo a acolher(13) esses jovens cumprindo com o imposto na Lei 8,069/1990 que garante os direitos básicos para essa parcela da população (Finalidade + Detalhamento). Aliado a isso, a CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) - órgão responsável pela 21 propaganda (Agente + detalhamento) - deve criar e espalhar vídeos informativos (Ação),(14) por meio das plataformas de comunicação (Meio/modo), com a finalidade de conscientizar(15) os adultos e donos de empresa que podem estar ajudando com que esse obstáculo não sea ultrapassado (Finalidade). Somente assim, tratando o problema pela raíz, constitui-se um Brasil mais humanitário.

Comentário
(10) - Ou você coloca entre vírgulas ou não coloca nenhuma vírgula.
(11) - Vírgula
(12) - Intervenção onde? Acho que aqui seria seu meio/modo
(13) - Como?
(14) - Vírgula
(15) - Evite usa na sua proposta de intervenção "conscientizar"

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
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