Nesse sentido, destaca-se a falta de a verificação do governo em cima da exploração infantil que contribui para a perca dos direitos adquiridos por crianças e adolescentes. O artigo 32 da constituição federal, garante o direito da criança ser protegida contra exploração econômica e contra a realização de qualquer trabalho que possa ser perigoso. Mesmo que a CF88 tenha essa norma moral, percebe-se que é em vão tal garantia legislativa. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 1,768 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalham em todo território nacional. Dessa forma, pode-se concluir que ausência de ações do Estado é uma problemática enfrentada por esses jovens.
Por seguinte, presencia-se uma forte concentração do trabalho infantil no nordeste do país, onde cerca de 50% das crianças trabalham em fazendas e sitios, segundo fontes do jornal Toda Matéria. Essa questão ocorre devido à pobreza e baixa escolaridade além da falta de fiscalização na região, virando assim, barreiras para o combate a exploração infantil. Destarte, é imprescindível que população volte sua atenção para as crianças do país com o objetivo de denunciar tamanho contrassenso.
Diante do exposto, cabe ao Governo Federal em conjunto com a Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o papel de a deliberar a fiscalização do trabalho infantil através de intervenções, de modo a acolher esses jovens cumprindo com o imposto na Lei 8,069/1990 que garante os direitos básicos para essa parcela da população. Aliado a isso, a CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) - órgão responsável pela 21 propaganda - deve criar e espalhar vídeos informativos por meio das plataformas de comunicação, com a finalidade de conscientizar os adultos e donos de empresa que podem estar ajudando com que esse obstáculo não sea ultrapassado. Somente assim, tratando o problema pela raíz, constitui-se um Brasil mais humanitário.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.