Avatar do usuário
Por Angelomarqs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#75470
O acesso à educação é um direito expresso e garantido constitucionalmente a todos os brasileiros. No entanto, em face dos impactos causados pela pandemia do novo Corona vírus, a educação no Brasil, em todos os seus níveis, passa por uma das maiores crises da história, evidenciando, desse modo, um défice na aplicabilidade efetivo de um ensino democrático e humanitário.
A princípio, é indispensável ressaltar o agravo da desigualdade social ampliada, nesse contexto, aos milhares de alunos que sofreram com uma ruptura parcial do acesso democrático à educação. Já que não se faz educação igualitária e inclusiva quando as condições de aprendizado não são as mesmas para todos os estudantes. Ou seja, recursos como aulas virtuais, entrega de apostilas a domicílio, entre outras estratégias adotadas pelas instituições do sistema educacional, apesar de ser válidos pela inovação e pela superação, não funciona quando nem todos têm acesso à internet e quando nem todos tem condições familiares e residenciais adequadas. Desse modo, infelizmente, voltou-se a fazer, no Brasil, a educação para privilegiados.
Ademais, o distanciamento do ambiente físico estudantil, além de problemas técnicos e estruturais, causou profundos impactos de ordem emocional. Para se ter uma ideia, o número de inscritos no ENEM 2020, ano em que o coronavírus chega ao país, caiu consideravelmente em relação aos anos anteriores. Tragicamente, em 2021, a queda foi ainda maior. Foram 3,1 milhões de inscritos, menor número em 16 anos, segundo o jornal Folha de São Paulo. É claro que o menor interesse em participar do exame, que é a principal porta de entrada para as universidades públicas e privadas no Brasil, é reflexo das feridas provocadas pela grave crise que a pandemia deixa no país.
Destarte, pode-se perceber as consequências de um sistema despreparado. Para reverter essa situação é necessário que o ministério da educação juntamente com outros órgãos do governo amplie o acesso de recursos tecnológicos aos estudantes por meio de ajuda financeira para compra de computadores e/ou celulares como também para instalação e manutenção de serviços de internet e desenvolva projetos de suporte psicológico a partir de pontos de assistência online e física para que, desse modo, haja um equilíbrio Nas condições de aprendizagem.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
75 Exibições
por PabloDiego
Corrijam por favor, concurso dia 17/09 .
por rodriguees29    - In: Outros temas
3 Respostas 
142 Exibições
por rodriguees29
0 Respostas 
45 Exibições
por Geovanavic05
0 Respostas 
37 Exibições
por Howell
0 Respostas 
176 Exibições
por Elizama08
1 Respostas 
141 Exibições
por JOAO155
Alguém POR FAVOR corrije minha redação?
por juliastn    - In: Atendimento
0 Respostas 
140 Exibições
por juliastn
2 Respostas 
150 Exibições
por Katsmoking
1 Respostas 
120 Exibições
por stellaqz2
0 Respostas 
41 Exibições
por Luzath

Steve Jobs - inventor e criador da Apple - uma vez[…]

Em "Utopia", obra liter&aacut[…]

Olá, Dayvini ! Não sou especialista[…]

A desigualdade

O filósofo Thomas more em sua obra &quo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM