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Por Moremorata
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É reconhecido por expressiva parcela da população que há uma crescente preocupação acerca da questão do lixo na sociedade brasileira. Alguns conhecem esse drama por experiência;outros, apenas pelo noticiário. Torna-se imprescindível, portanto, a discussão sobre tal problemática.

Em primeira análise,segundo a Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais),o Brasil só destina corretamente pouco mais da metade do que coleta de lixo (58%), isso devido à grande parcela pobre da população, que carece de educação e saneamento básico e acabam descartando seus resíduos indevidamente.

Outrossim, a sociedade brasileira em sua totalidade carece de programas de coleta seletiva, visto que não há investimento por parte do governo e também não há interesse por grande parcela da população.Caso houvesse o devido descarte do lixo e seu tratamento, por meio da reciclagem, os índices de poluição caíram drasticamente; porém, segundo a Abrelpe, apenas 3% do lixo é reciclado.

Portanto,o governo estadual deve atuar em favor da população através da criação de programas de coleta seletiva, investindo na coleta e transporte do lixo no máximo de regiões possíveis,criação de aterros sanitários,e fazendo a divulgação do programa por meio das redes sociais e televisão, afim de conscientizar a população a atuar em conjunto e em harmonia em prol de viver em um lugar limpo.

*Obrigado por corrigirem minha redação
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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