É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. Tal fato se reflete na falta de investimento no transporte escolar, uma das causas da evasão escolar, fazendo com que o número de crianças que não frequentam as escolas só cresça.
Outrossim, destaca-se as condições socieconômicas como impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que a falta de condições econômicas façam com que o aluno largue os estudos para trabalhar e assim ajudar sua família, defasando assim sua própria educação.
É evidente, portanto, que há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Para que isso ocorra o Ministério da Educação(MEC) deveria criar propostas e apoio para que esses jovens retornam as escolas. Logo, o Estado deve instituir nas escolas palestras, que discutam o combate a evasão escolar, a fim de que o tecido social se desprenda dr certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada