De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 62% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola, a necessidade de trabalhar para ajudar as famílias acontece principalmente na fase final, ou seja, no ensino médio impedindo a conclusão dos estudos, a maior chance e que os jovens e consigam serviços mal remunerados contribuindo para a perpetuação do ciclo da pobreza.
A desigualdade social histórica entre os grupos marginalizados socialmente, causa abandono escolar devido a opressão sofrida, vulnerabilidade escolar e falta de apoio. Enxergam a evasão como um meio de escapar do ambiente escolar no qual não se sentem acolhidos. Uma situação complicada, pois não conseguem usar a educação para vencer a opressão e desigualdade social. E necessário tornar a escola um ambiente acolhedor a todos, inibindo a violência e respeitando as diferenças.
A secretária de educação, juntamente com governo e a família dos estudantes devem adotar estratégias eficazes de acolhimento e incentivo, oferecendo bolsas para estudantes em situação de pobreza. O estado deve colocar as bolsas como prioridade no redicionamento dos impostos, conscientizar as famílias e alunos da importância dos estudos, essas medidas irão evitar a evasão escolar, oferecendo educação as minorias como forma de diminuição da desigualdade social, taxa de desemprego, diminuição de jovens marginalizados, ciclo da pobreza, por fim diminuindo a taxa preocupante de analfabetismo. Assim será possível vivenciar o que está escrito na constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada