Nessa perspectiva, percebe-se que os carros disputam cada vez mais por espaço nas cidades, acarretando nas dificuldades de convivência no trânsito. Segundo o documentário, Luto em Luta de 2012, revela os desafios e desrespeitos no trânsito que são encarados dia a dia pelos ciclistas que dividem o mesmo espaço com os automóveis, sendo obrigados a encarar a rua com o perigo de sofrerem acidentes, o que revela a falta de ciclovias que poderiam servir como alternativa sustentável e mais rápida.
Ademais, nota-se a falta de investimento e descaso do governo em elaborar novos meios de locomoção. As bicicletas são um claro exemplo de alternativa que pode ser investido, o movimento Caloi, que além de construírem bicicletas, ajudam na disseminação da importância das ciclovias e como esse meio de locomoção pode ser benéfico para o meio ambiente e para a cidade gerindo uma fluidez melhor do trânsito, o que demonstra que pode haver sim mobilidade eficiente e consciente, ainda que não sejam opções tão populares.
Portanto, a mobilidade sustentável no Brasil deve ser investida de forma eficiente para uma melhora de vida, no meio ambiente e na sociedade. Nesse sentido, convém que o Governo deve implementar mais ciclovias nas cidades, assim como a criação de bondes VLT (veículos leves sobre os trilhos) que são menos poluentes, contudo, muitos desses problemas podem demandar tempo e dependem de políticas públicas, mas existem medidas simples como optar por carros, patinetes e skates elétricos que não emitem gases poluentes. Juntamente com a mídia, podendo publicar mais incentivos sustentáveis que são benéficos em diversos âmbitos, tanto no social quanto no pessoal. Logo, promovendo uma vida mais duradoura e um pensamento mais consciente em relação às nossas ações que refletem no mundo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada