A desestimulação é uma das principais causas do abandono escolar, pois muitas vezes os estudantes estão fadigados do método de ensino padrão "cópia e decora", que não oferece nada inovador que digita do habitual. também os familiares na maioria dos casos querem interferir apenas para dar palpites de cursos que devem fazer e não chegam para indagar acerca do que a pessoa gostaria de fazer, continuadamente a família vida apenas o retorno financeiro e não a realização pessoal do indivíduo.
Na PANDEMIA com o isolamento social e a proibição de aulas presenciais os estudantes tiveram que adaptar-se às mídias digitais, no entanto, alguns estudantes não possuem sequer internet e muito menos de qualidade necessária para acesso ao ambiente virtual, o impedindo assim de progredir nos estudos. Segundo ART.205 da constituição federal a educação é direito de todos e dever do estado, estado esse que deve oferecer todo o recurso para que tal lei seja executada de maneira eficaz. A crise sanitária enfrentada de maneira errônea por muitas pessoas fazem com que o estudante escolha ficar em casa e proteger o bem estar geral. Na esteira do processo de evasão escolar, encontram-se os jovens com intuito de realizar trabalhos para complementar a renda, não conseguindo conciliar estudo e trabalho.
Torna-se evidente, portanto, os reflexos negativos da evasão e abandono escolar para a sociedade. Neste contexto, é essencial uma intervenção conjunta do poder público, escolas e família. É primordial que a escola implemente estratégia para combater e previnir tais problemas, por meio de atuação direta dos docentes buscando sempre inovar e diagnosticar a realidade de cada estudante. Ademais, o governo deve estimular os estudantes através de projetos que promovam o benefício da formação escolar e também oferecer o suporte necessário para isso. A articulação dessa pluralidade é essencial para a erradicação do abandono e evasão escolar no Brasil, como disse Aristóteles "A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada