Em uma primeira análise, o legado histórico mostra-se como um dos desafios á resolução do problema. De acordo com o pensamento de Claude Lévi-Struss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Nesse sentindo, a fome no Brasil, mesmo fortemente presente no século XXI, apresenta raizes intrínsecas ao passado brasileiro, o que dificulta ainda mais sua resolução. Sendo assim, um dos caminhos para combater a fome no Brasil é a compreensão que essa situação não deve persistir, mas permanecer no passado.
Outro ponto relevante, nessa temática, é a falta de conhecimento. Nesse sentido, o filósofo schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. Isso justifica outra causa do problema: se as pessoas não têm acesso á informações sérias sobre a questão da fome no Brasil, sua visão será limitada, o que dificulta a erradicação do problema. Logo, um caminho para o combate á problemática no Brasil é incentivar a população a buscar informações de fontes confiáveis, é assim, conhecer seriamente o problema.
É evidente, portanto, que tais entraves precisam ser solucionados. Para que isso ocorra, o MEC juntamente o ministério da Cultura devem desenvolver palestras em escolas, a serem webconferenciadas nas redes sociais desses órgãos, por meio de entrevistas com vítimas que passam por essa situação e especialistas no assunto, com objetivo de trazer mais lucidez sobre o tema. Além disso, nesses eventos, é preciso discutir medidas necessárias para combater esse problema. Dessa forma, talvez, o universo mítico da caverna permaneça apenas na ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada