Em primeira análise, faz-se necessário mencionar que a negligência do Governo se torna um graduante para a problemática, uma vez que não se toma medidas para criar mecanismos que combatam tais recorrências. Dessa forma é indubitável que a falta de iniciativas contribua com o aumento de casos de trabalho escravo na atualidade brasileira. Essa conjuntura, segundo o filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", pois o Estado não cumpre sua função de garantir o bem-estar do povo. Em virtude a isso, faz-se preciso a mudança estatal urgentemente.
Em paralelo, cabe-se ressaltar que a falta de informação é um grande pulsionador para a dificuldade. Nesse âmbito é lícito referenciar o filósofo grego, Platão, que em sua obra á República narrou o intitulado "mito da caverna", conta a história em que homens acorrentados em uma caverna, viam somente sombras na parede acreditando que àquilo era a verdadedas coisas. Em situação análoga á metáfora, a população sem acesso ao conhecimento acerca das questões relacionadas ao trabalho escravo no país vivem na escuridão, isto é, ignorância, consequentemente causando o silenciamento e a normalização do obstáculo, já que não têm entendimento sobre o assunto. Logo, haja vista que a falta de informação prejudica o desenvolvimento da nação, há necessidade de combater esse imbróglio.
Portanto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Desse modo é imprescindível que o Governo por meio do Ministério Legislativo, criem monitoramento e palestras em regiões afetadas, para que a recorrência diminua será necessário que, tai monitoramentos sejam feitos por profissionais qualificados, onde há recorrências de trabalho escravo, no intuito de finalizar o óbice. Assim será possível que o "contrato social" se concretize.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.