O problema não é recente. Em 2018, o instituto brasileiro de geografia e estatística, o IBGE, divulgou uma pesquisa que aponta cerca de 40% da população brasileira possui algum nível de insegurança alimentar, que é quando se consome alimentos de baixa qualidade nutricional para que não seja necessário diminuir a quantidade da mesma. Tal escolha, entre comer vem ou ficar com fome, além de ser cruel com o indivíduo, acaba acarretando uma série de problemas na saúde, tendo em vista que uma boa alimentação é imprescindível para o bom funcionamento do corpo.
Com a chegada da pandemia esse cenário se agravou. Diversos itens básicos tiveram uma disparada no preço, incluindo a principal forma de preparo deles, o gás de cozinha. Aliado a isso, o aumento do desemprego chegou na sua maior marca histórica, fatores que corroboram para que a população busque alternativas que são prejudiciais no quesito valor nutricional, projetado no aumento de consumo de comidas como embutidos, pés de galinhas e ossos de boi, que passaram a ser doados em muitas regiões do país.
Logo, urge a necessidade do governo federal encontrar uma melhor forma de distribuição de renda, tendo em vista que a atual se mostra insuficiente. Além disso, é imperiosa a necessidade de aquecimento da economia, com mais criação de emprego e a diminuição dos impostos sobre itens alimentícios básicos, para que a população mais carente consiga realizar refeições de forma digna.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.