É preciso pontuar de início que o objetivo da ética profissional é gerar reflexos positivos tanto para os colaboradores quanto para a empresa na medida em que estimula a harmonia no ambiente de trabalho, o aumento da produtividade e auxilia no desenvolvimento profissional dos colaboradores. Por isso, cada organização tem por base princípios éticos que constroem seu próprio Código de Conduta e, como exemplo, os princípios que orientam o código do Banco do Brasil são: integridade, transparência, respeito e responsabilidade socioambiental. Ademais, o tema é de tal importância que também foi elencado como desafio n. 8 da Agenda 30 do Banco do Brasil sendo, pela leitura do gráfico da matriz de materialidade, de alto impacto e influência e tem como foco fortalecer a atuação ética do banco nos negócios e processos, com adoção de controles internos cada vez mais eficientes.
Assim, a inobservância da ética pode gerar grandes prejuízos às empresas a longo prazo, haja vista que as ações dos antiéticos são feitas pensando no agora. Em estudos apresentados por Robert Cialdini em seu livro “Pré-Suasão”, foi identificado que as organizações que têm líderes antiéticos, tendem a ter um desempenho 20% abaixo das que têm ambiente ético, assim como, a alta rotatividade de colaboradores. Além do mais, a prática antiética dos profissionais pode ensejar em grandes processos judiciais, encadeando valor negativo a imagem da empresa. Nas empresas de segmento bancários o retorno negativo destas ações pode ir além, pois a conduta afetará diretamente os clientes do banco que tem com ele a custódia de seus bens.
CONCLUSÃO 1 - RETOMADA DA ARGUMENTAÇÃO
Desse modo, verifica-se que a manutenção da empresa com seu valor íntegro no mercado é uma construção colaborativa entre seus funcionários de todos os níveis da hierarquia organizacional, fazendo do desafio da aplicação e execução dos valores éticos definidos no código de conduta uma prática habitual de forma a coibir desvios e identificar os riscos e as consequências dos desvios de conduta ética, pensando no desenvolvimento sustentável da empresa como no ambiente de trabalho harmônico e participativo.
CONCLUSÃO 2 - APRESENTAR SOLUÇÃO
Desse modo, verifica-se que a manutenção da empresa com seu valor íntegro no mercado é uma construção colaborativa entre seus funcionários de todos os níveis da hierarquia organizacional. A organização pode, como instrumento de mitigação de atos antiéticos, implantar o departamento de compliance que será responsável o cumprimento dos atos, regimentos e outras disposições de forma a coibir desvios e identificar os riscos, bem como, poderá a empresa investir em reforços para manutenção e construção de conduta ética e para instituições financeiras, que tem a execução da atividade, produtos e clientes mais sensíveis ao impactos, podem investir em canais diretos de relacionamento com o setor de compliance e jurídico, tornando o setor não apenas um fiscalizador mas um apoio às situações diversas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.