Sob essa perspectiva, é fulcral reconhecer a disparidade social como um forte fator motivador para a fome no Brasil. Logo, é válido citar o ex-presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, que diz que a maior prova de progresso não é aumentar a abundância dos que têm muito, mas providenciar o suficiente para os que têm pouco. Nesse sentido, é transparente que - por falta de oportunidades - a classe baixa acaba por obter uma renda muito inferior à da elite. Sendo assim, se não houver uma distribuição uniforme de fontes de lucro na população, a resolução desse cenário será praticamente utópica.
Ademais, a negligência do governo apresenta-se como outro fator que motiva a questão da fome no Brasil. Assim, faz-se necessário citar a obra “Cidadão de Papel”, escrito por Gilberto Dimenstein, que disserta uma narrativa onde os direitos dos cidadãos se atém somente ao plano teórico. A partir disso, fica claro que - pela ineficiência das leis - o governo não consegue cumprir aquilo que é prometido para a população. Logo, é crucial que o mesmo tome providências, para que as leis sejam realmente aplicadas, a fim de minimizar os casos de fome no país.
Portanto, medidas são necessárias para combater o infortúnio. Assim, o governo federal - como instância máxima da administração executiva - deve garantir que os grupos paupérrimos possuam uma fonte de renda fixa, por meio da disponibilidade de empregos próximos às suas moradias, com o propósito de oferecer a esses indivíduos um recurso para alimentação. Somente assim, o que diz a Constituição Federal se concretizará no Brasil.
(Essa redação eu fiz com outro texto motivador, de outra plataforma, o título é o verdadeiro tema da minha redação)
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada