Avatar do usuário
Por LiedsonLB
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#75106
    No filme norte americano rango é retratada uma cidade que apresenta escassez de água, o qual o protagonista de mesmo nome tem o trabalho de buscar uma forma de distribuir água para a cidade, fazendo à princípio o trabalho do gestor da região. Nessa perspectiva, é fato que a ficção aborda o problema do saneamento básico na distribuição de água, em que atualmente os cidadãos não só têm que se virar sem o apoio do poder governamental, mas também pela descentralização de capital para áreas menos favorecidas, como apresentado na cidade de Rango.
//
Em primeira análise, é importante destacar que a participação de medidas governamentais reduzem a problemática acerca do saneamento básico. Visto que, a falta de iniciativa por parte da população contribui com o descaso do governo, sem as devidas cobranças. Nessa perspectiva,segundo o filósofo John Locke, o governo é o agente que demanda as necessidades e garante a inclusão dos indivíduos na sociedade. Assim, é notória a necessidade da participação de membros da comunidade para com a problemática do saneamento básico de forma imediata.
//
Ademais,os desvios de capital figura como um dos principais motivadores da descentralização de verbas em áreas com problema de saneamento básico.Uma vez que, a falta de inspeções de seguranças nas verbas destinadas aos recursos de saneamento nessas áreas acarreta em uma prática que torna-se comum e acaba trazendo prejuízos no cotidiano dos moradores de áreas menos favorecidas. Por exemplo, segundo o jornalista George Bernard, “o progresso é impossível sem mudança;e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada.” Logo, faz-se necessária a conscientização dos políticos por parte da população.
//
Em suma, faz necessárias medidas que atenuem os problemas no saneamento básico nessas áreas. Dessa forma,o Tribunal de Contas da União com apoio do Governo Federal devem por meio da liberação e fiscalização de capital propor reformas, construções e distribuição de água em áreas carentes,somente assim, a ideologia de Locke será concretizada e o governo exercerá seu papel, bem como a organização de mutirões por parte da comunidade abordando melhorias no saneamento básico .Feito isso, a realidade de Rango ficará apenas na ficção e o hábito citado por George será desfeito.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por GirlNygma
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#75178
Oi Oi :D Parabéns pela redação Liedson!
Especificando minha correção:
1° Na introdução: "Nessa perspectiva, é fato que a ficção aborda o problema do saneamento básico na distribuição de água, em que atualmente os cidadãos"
- Nessa parte,começo da sua tese,senti que ficou uma lacuna afirmativa sobre qual cenário você está se referindo; Sei que claramente você está relacionando a ficção com a realidade,mas para o corretor da banca a falta de uma frase especificadora como "...em que atualmente os cidadãos contemporâneos..." ou "Nessa perspectiva,é fato que a ficção aborda um problema recorrente em nossa sociedade,..." ,pode ser uma lacuna e te custar pontos na competência 3 e 4. Entende?

2° Nos desenvolvimentos: você fez afirmações que são fatos,mas não usou o seu repertório para prová-las. Falou da falta de iniciativa da população e corrupção,mas não deu fundamentou. Na minha visão,você poderia ter usado o filósofo e o jornalista para trazer os seus argumentos (os fatos) e trazer a confirmação desses fatos,exemplificando com alguma reportagem,por exemplo.

Não tenho objeções quanto a proposta de intervenção.
Aconselho também tomar cuidado com falta e adição de vírgulas;
- Conectivos devem estar entre vírgulas;
- Ao especificar/caracterizar uma ação,também (ex: "Dessa forma,o Tribunal de Contas da União, com apoio do Governo Federal, deve (devem) por meio da liberação...")

É isso,espero que eu tenha ajudado :D Qualquer assunto pode contar comigo,apenas peço paciência em caso de correções pois não é sempre que posso estar on-line.
(PS: Eu não conhecia esse filme,pensei que estava falando de Rambo e você escreveu errado HAHAHAHA,mas pesquisei no Google para ter certeza e vi que era só eu que não conhecia mesmo :P )
0
Avatar do usuário
Por LiedsonLB
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#75196
GirlNygma escreveu:Oi Oi :D Parabéns pela redação Liedson!
Especificando minha correção:
1° Na introdução: "Nessa perspectiva, é fato que a ficção aborda o problema do saneamento básico na distribuição de água, em que atualmente os cidadãos"
- Nessa parte,começo da sua tese,senti que ficou uma lacuna afirmativa sobre qual cenário você está se referindo; Sei que claramente você está relacionando a ficção com a realidade,mas para o corretor da banca a falta de uma frase especificadora como "...em que atualmente os cidadãos contemporâneos..." ou "Nessa perspectiva,é fato que a ficção aborda um problema recorrente em nossa sociedade,..." ,pode ser uma lacuna e te custar pontos na competência 3 e 4. Entende?

2° Nos desenvolvimentos: você fez afirmações que são fatos,mas não usou o seu repertório para prová-las. Falou da falta de iniciativa da população e corrupção,mas não deu fundamentou. Na minha visão,você poderia ter usado o filósofo e o jornalista para trazer os seus argumentos (os fatos) e trazer a confirmação desses fatos,exemplificando com alguma reportagem,por exemplo.

Não tenho objeções quanto a proposta de intervenção.
Aconselho também tomar cuidado com falta e adição de vírgulas;
- Conectivos devem estar entre vírgulas;
- Ao especificar/caracterizar uma ação,também (ex: "Dessa forma,o Tribunal de Contas da União, com apoio do Governo Federal, deve (devem) por meio da liberação...")

É isso,espero que eu tenha ajudado :D Qualquer assunto pode contar comigo,apenas peço paciência em caso de correções pois não é sempre que posso estar on-line.
(PS: Eu não conhecia esse filme,pensei que estava falando de Rambo e você escreveu errado HAHAHAHA,mas pesquisei no Google para ter certeza e vi que era só eu que não conhecia mesmo :P )
Kkkk esse filme é gostei bastante e se encaixa em muitos temas, queria agradecer a correção porque é um tema que não sou bem familiarizado com meio ambiente sou mais com tecnologia, obrigado pela otima correção e pelas dica que irei guardar ❤
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
33 Exibições
por Ketilen
0 Respostas 
103 Exibições
por LaisSanci
0 Respostas 
51 Exibições
por Maffaria
0 Respostas 
47 Exibições
por arminarlert
0 Respostas 
46 Exibições
por Miguel1984
0 Respostas 
114 Exibições
por Voutotalizar
0 Respostas 
107 Exibições
por pisapbelle
0 Respostas 
79 Exibições
por byrailan
7 Respostas 
259 Exibições
por Katsmoking
6 Respostas 
229 Exibições
por Natanael123
Violência contra a mulher

No Brasil, a violência contra a mulher &eacu[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Na série televisiva nacional "Segu[…]

A série brasileira "bom dia,Ver&oc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM