O primeiro fator que deve ser analisado em relação à situação em questão é o entendimento limitado da população acerca do bem público. Este deve ser encarado como propriedade coletiva, não cabendo transgressões de indivíduos ou grupos com o intuito de degenera-los, fato considerado criminoso segundo o Código Penal Brasileiro. Entende-se, com isso que o prejuízo ao espaço público causa, por consequência, problemas de ordem estrutural em todos os setores sociais.
Ademais, ainda se pode pensar que o maior impedimento para a resolução desse problema é o sentimento de "topofobia" imputado aos cidadãos pelo Estado. Ou seja, o poder público frequentemente é um agente criador de repulsa e não pertencimento na população em relação aos espaços públicos. Pode-se verificar um exemplo disso na pintura cinza dos muros do centro da capital paulista que cobriu os grafites de artistas urbanos no ano de 2017. Neste caso, a Prefeitura de São Paulo atuou autoritariamente, removendo elementos de identificação da população com o espaço público.
Diante do exposto, a não preservação do espaço público além de significar um grande dano ao patrimônio e serviço públicos, atesta a falência do Estado em executar políticas de identificação e pertencimento com o bem público. É necessário que se invista, pois, em soluções de integração da população, como realizações de eventos artísticos e culturais e gestão coletivizada, que garanta um zelo mútuo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada