Em primeiro plano, é válido salientar que a Infância é a principal etapa da vida do ser humano, é justamente nesta fase que se aprende valores que serão levados para vida. Ademais, segundo a Ciência: entre as benesses que as brincadeiras proporcionam àS crianças estão na formação do desenvolvimento de habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Dessa forma, o lúdico é considerado prazeroso devido a sua capacidade de absorver a criança de forma única, intensa e total, possibilitando demonstrar sua personalidade e conhecer melhor a si mesma.
No entanto, mesmo diante de tantas evidências, meninos e meninas do século XXI não brincam tanto quanto deveriam. É o que aponta a pesquisa Valor do Brincar Livre, promovida em dez países pela marca do segmento de limpeza OMO. Por outro lado, isso por consequência principalmente do uso abusivo de jogos eletrônicos, o que resulta na diminuição das brincadeiras que auxiliam no seu desenvolvimento. Em contrapartida, os culpados são os pais, que alimentam o uso da internet, usando-a como entretenimento para que distraia seus filhos, o que acontece desde pequenos e os prejudicam para o resto da vida.
Infere-se, portanto, que o direito ao brincar é importante para o desenvolvimento das crianças, mas ainda não exercido plenamente por todas elas. Sendo assim, cabe ao Governo Federal, em união com educadores, promover ações recreativas na comunidade, afim de garantir espaços seguros e estimulantes para brincar, sejam em parques, creches, escolas, ao ar livre, afastando cada vez as crianças da vulnerabilidade. Também faz necessário que a criança tenha o convívio familiar saudável, garantia do acesso à educação tendo em vista que há o desenvolvimento de habilidades específicas, promovendo crianças mais livres, com melhores interações sociais e formando pessoas autônomas
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.