Podemos notar que nos dias atuais acabamos presenciando diversos atos raciais , dos quais nem deveriam existe, pois somos uma sociedade com uma sentença de diversidade cultural , onde deveria haver respeito e igualdade. O Brasil se torna um país extremamente racista e com uma vasta desigualdade social , pessoas negras sofrendo com todo esse disparar de desrespeito.
Vemos que a cada ano nada melhora , parece que estamos caminhando para trás. Como desde séculos e séculos nada melhora??? A sociedade não evolui? Ou não queremos o negro exercendo um grande papel na nossa sociedade? Existem diversos questionários e acabamos ficando sem respostas.O que fazer para melhorar? Realmente se torna de extrema complexidade, pois não se trata apenas do negro em si , mas de toda uma sociedade que vem com esse certo pensando racista passado de geração para geração.
Entretanto , há muito a ser melhorando, começando pela frase "o negro não pode fazer faculdade, pois nasceu para ser empregado , nunca patrão " , pois bem, diante de tudo , somos todos iguais, a cor da pele, não define o que deveríamos ser , mas sim o conhecimento , o caráter. Grupos sociais , oportunidades de ensino superiores , palestras , leis mais abrangentes nos fazendo mudar esse pensamento, sempre disponível um psicólogo a disponibilização, todas essas questões ajudaram de forma clara mudar o pensamento de diversas pessoas .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 3. O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.