Em primeiro plano, como abordado no desenho animado “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”, a substituição de tecnologias por outras cada vez mais modernas, em um curto espaço de tempo, é comum e chama a atenção no cenário atual. Celulares perderam todos os seus botões, as televisões já não pesam tanto e os computadores hoje são notebooks, são infinitas as constantes otimizações que despertam o público a adquirir a nova versão de um aparelho eletrônico e descartar o anterior, sem ao menos se preocupar com as sequelas ambientais desse comportamento.
Ademais, as discussões sobre o reflexo desse modelo de vida no meio ambiente são escassas e estão raramente presentes nas pautas de maior foco popular. Diariamente, toneladas de lixo eletrônico são descartadas ¬¬— muitas vezes de maneira incorreta — no mundo todo, nesse processo, substâncias químicas são liberadas, contaminando o solo, a água e o ar, podendo ainda acarretar graves doenças, como o câncer, mas apenas uma pequena parcela da população tem ciência dos perigosos impactos gerados por essas ações.
Desse modo, se faz clara a necessidade de os veículos de mídia noticiarem os efeitos dos resíduos eletrônicos na natureza e alertarem o público, através de campanhas sociais, para que se conscientizem dos grandes impactos que ameaçam o futuro e comecem a mudar suas atitudes. Cabe também, ao governo, fiscalizar o descarte correto desses materiais que perturbam o destino do meio ambiente e de nossas vidas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.