Mormente, o déficit educacional é a falta de alunos nas instituições de ensino, devido às medidas de proteção sanitária que visam extinguir a pandemia no solo brasileiro. Todavia, a metodologia aplicada durante o isolamento social- ensino remoto- é inferior ao ensino presencial, uma vez que, os alunos se distraem com as redes sociais e com o ambiente na qual estão( que muitas vezes é impróprio, como por exemplo deitado no cama) durante a execução da aula remota. Nesse viés, com o prolongamento da pandemia, tal forma de ensino permaneceria em uso, onde infelizmente os estudantes terão pouco aproveitamento das aulas.
Por conseguinte, os jovens que possuem baixa renda e não possuem acesso à internet, ficam incapacitados de participar das aulas remotas,no entanto, no âmbito social da classe alta, isso se torna inexistente. Em contraste a isso, o artigo 6° da Carta Magna, documento jurídico mais importante do país, prevê que, o direito à educação é inerente à todo cidadão brasileiro. Assim, é indubitável que a constituição de 1988 está falando, e que tal entrave vem corroborando com o aumento do vale da desigualdade intelectual entre ricos e pobres, que futuramente ira gerar um Apartheid socio-econômico.
Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse( os impactos da pandemia na educação brasileira). Nesse viés, urge que o Governo Federal junto com o Ministério da Saúde façam a aquisição de vacinas e produzam imunizantes em solo nacional por meio da Fiocruz e o Butantan, com a finalidade de erradicar o covid-19 no Brasil. Neste contexto as aulas presenciais voltariam, fazendo com que os estudantes que não tem acesso à internet voltem a estudar, diminuindo a desigualdade intelectual e o déficit educacional existente no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.