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Por nxthxlia
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Conforme dados da Folha de São Paulo - jornal e site informativo brasileiro - o território semiárido compõe 11,5% do Brasil, contando com 22,6 milhões de habitantes, estes que em sua boa parte enfrentaram e continuam a enfrentar a severa seca típica da região. Bem como esta parte do país, estados do sudeste também foram acometidos com a escassez de água em um passado recente. Ao propósito de eliminar essa problemática preocupante de uma vez por todas, medidas sérias teriam de ser tomadas pelo governo estadual do nordeste - que apresenta o clima semiárido referenciado - tal como do sudeste, e não se limitando a estes, seria cabível a iniciativa, também, do governo federal.

A fim de navegar pela crise hídrica no estado de São Paulo, por exemplo, foi essencial para o governo paulista analisar as medidas tomadas no nordeste em relação à seca, as aplicando em forma de racionamento e mudanças na infraestrutura. Contudo, a estiagem ainda paira sobre o Brasil, visto que grande parte dos corpos de água de diversas regiões ainda são fortemente direcionados à manutenção da existência do agronegócio.
Uma vez que o consumo da população é apenas um dos elementos que ocasionam a falta d’água, sendo o uso desta nas lavouras e grandes fazendas ainda mais exorbitante, é essencial para o governo tomar nota de ambos os fatores, evitando incumbir a tarefa do controle de tal crise à apenas uma porção social.

Dessa forma, é essencial para o gerenciamento da escassez no Brasil que, num esforço conjunto, os órgãos governamentais façam, de maneira preventiva, a fiscalização do uso dos corpos hídricos, primeiramente pelas grandes empresas, de maneira a garantir a distribuição de água para a população em seu pleno funcionamento. Ademais, é de suma importância que, em regiões já longamente afetadas pela estiagem, tais órgãos também facilitem o acesso à água para as comunidades mais pobres, prosseguindo de maneira a sanar os danos causados pela seca.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por LailaSantos
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#74985
@nxthxlia,
Bom dia!
Queria fazer algumas observações apenas no intuito de ajudar, ok? (Foi assim comigo no começo e acredite, realmente ajudou muito).
-Sua estrutura textual precisa ser melhorada. Você entendeu o tema, mas seu desenvolvimento foi fraco e vários tópicos que você usou ao longo do texto poderiam ser condensados na construção de uma conclusão mais abrangente.
-Norma culta: fique atenta ao uso da vírgula, conjugação verbal e principalmente à sintaxe para não perder pontos na competência 1.
-Senti falta do repertório sócio-cultural tanto na introdução quanto no desenvolvimento.Atente a isso também,é uma forma até mesmo de facilitar a escrita, permitindo que o texto flua com facilidade.
-Note que seu desenvolvimento 2 foi uma única grande frase. Faltou o tópico frasal, o argumento e a conclusão do parágrafo.
-No desenvolvimento 1 também falta o tópico frasal e a conclusão.
-Sua conclusão precisa ser melhorada, precisa apresentar os cinco elementos (ação, agente, modo, efeito e detalhamento). Note que você já fez uso deles, mas ao longo do texto, de maneira desconectada. Se você condessasse todos os argumentos conclusivos num só parágrafo, sua conclusão seria arrebatadora.
-Vou te dar duas dicas que me deram e me ajudaram muito: leia outras redações, principalmente as de nota mil, você encontra facilmente aqui na plataforma ou no google. Existe um app chamado Redação Expert , gratuito, vai te ajudar demais a organizar as ideias no momento de escrever o texto. Ele é realmente muito bom, tem um ícone laranja.
Persevere. Você vai conseguir chegar numa nota mil.
Um beijo e bons estudos!
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Por nxthxlia
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#74993
LailaSantos escreveu:@nxthxlia,
Bom dia!
Queria fazer algumas observações apenas no intuito de ajudar, ok? (Foi assim comigo no começo e acredite, realmente ajudou muito).
-Sua estrutura textual precisa ser melhorada. Você entendeu o tema, mas seu desenvolvimento foi fraco e vários tópicos que você usou ao longo do texto poderiam ser condensados na construção de uma conclusão mais abrangente.
-Norma culta: fique atenta ao uso da vírgula, conjugação verbal e principalmente à sintaxe para não perder pontos na competência 1.
-Senti falta do repertório sócio-cultural tanto na introdução quanto no desenvolvimento.Atente a isso também,é uma forma até mesmo de facilitar a escrita, permitindo que o texto flua com facilidade.
-Note que seu desenvolvimento 2 foi uma única grande frase. Faltou o tópico frasal, o argumento e a conclusão do parágrafo.
-No desenvolvimento 1 também falta o tópico frasal e a conclusão.
-Sua conclusão precisa ser melhorada, precisa apresentar os cinco elementos (ação, agente, modo, efeito e detalhamento). Note que você já fez uso deles, mas ao longo do texto, de maneira desconectada. Se você condessasse todos os argumentos conclusivos num só parágrafo, sua conclusão seria arrebatadora.
-Vou te dar duas dicas que me deram e me ajudaram muito: leia outras redações, principalmente as de nota mil, você encontra facilmente aqui na plataforma ou no google. Existe um app chamado Redação Expert , gratuito, vai te ajudar demais a organizar as ideias no momento de escrever o texto. Ele é realmente muito bom, tem um ícone laranja.
Persevere. Você vai conseguir chegar numa nota mil.
Um beijo e bons estudos!
Muito obrigada, suas observações são muito pertinentes pra mim :) Vou levar tudo em consideração e estudar algumas redações.
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