Em primeiro plano, é preciso atentar para a ineficiência Estatal na questão. Nessa perspectiva, na obra "Cidadão de papel" Gilberto Dimenstein defende que a legislação brasileira é ineficaz, visto que, embora aparente ser completa na teoria, muitas vezes, não se concretiza na prática. Nesse contexto, percebe-se a escassez de políticas públicas satisfatórias voltadas para a propagação da leitura na formação infantil. Desse modo, os princípios jurídicos escritos não é efetivo o suficiente para satisfazer a necessidade intelectual e cognitivo que a leitura pode fornecer na construção da educação de uma criança.
Além disso, A falta de incentivo para leitura nas primeiras fases encontra terra fértil na formação educacional deficitária dos pais. Para, o Alemão Schopenhauer os limites do campo da visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo que o cerca, isso ocorre porque a educação básica é escassa e pouco preparou o cidadão no que tange à leitura e suas importâncias. Logo, a ausência de intervenção institucional no desenvolvimento da conscientização dos pais sobre o tema, evidencia-se a falta de entendimento sobre eficácia da literatura na formação humana. Portanto, dificultando o combate a problemática.
Desse modo, são necessárias medidas para atenuar o problema. Dessa forma, é fundamental que ONG's em parceria com as Instituições escolares, utilizem os meios mediáticos como ferramenta de conscientização da leitura na infância, a partir da criação de aplicativos que estimule a leitura de forma lúdica e que envolva a participação dos pais, na prática dessa atividade, como também o desenvolvimento de palestras para os educadores do ensino básico que componha matérias e ferramentas que auxilie o professor na construção da leitura nas crianças, mediado por pedagogos e psicólogos que trabalham com essa causa. Para assim, ser garantida de forma prática a cidadania descrita por Gilberto Desmestien
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.