Avatar do usuário
Por anaclaradll
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#74568
Na famosa saga britânica "Harry Potter", o vilão Voldemort luta para defender uma sociedade pura, na qual os bruxos que não se adaptam ao padrão de pureza dele e de seus apoiadores, são brutalmente perseguidos e mortos. Da mesma forma, podemos analisar no mundo real práticas muito semelhantes a esta, bem como a filosofia nazista de Adolf Hitler. Tanto Voldemort quanto Hitler e muitos outros líderes, defendem uma ideia de sociedade perfeita onde diversos grupos são excluídos. Porém, esses pensamentos totalmente desprovidos de empatia não são exclusivos de guerras e ditaduras, mas pelo contrário, podem ser vistos diariamente no cotidiano de todo brasileiro.

Segundo o sociólogo Zygmaunt Bauman, a sociedade atual está vivendo de relações líquidas, isto é, as pessoas vivem absortas em seus mundos egocêntricos e muitas vezes não são capazes de construir relacionamentos sólidos e profundos. Desta forma, não conseguem colocar em prática a capacidade de se imaginar no lugar do outro, pois, afinal, estão totalmente presas ao seu próprio lugar.

Neste viés, fica claro que a indiferença que os cidadãos estão construindo uns para com os outros, é uma consequência da imersão tecnológica excessiva e da negligência estatal diante das injustiças. A tecnologia tem o poder de afastar as pessoas umas das outras, e atrás das telas eletrônicas, acaba ocorrendo uma desumanização do ser, e portanto, julgamentos e calúnias se tornam ainda mais propícios a acontecerem. A negligência do Estado diante dessas práticas abusivas se dá através da marginalização dos povos desfavorecidos socialmente, de forma que é comum vermos a impunidade prevalecer em casos de crime de ódio.

Portanto, faz-se extremamente necessário fortalecer a empatia nas relações sociais, desde a educação das crianças brasileiras, até a destruição do pensamento preconceituoso enraizado no solo do país. Antes de qualquer intervenção, é de suma importância que a nação se tome conta da ocorrência desses problemas, pois a conscientização é a primeira chave para acabar com o impasse descrito. É preciso também que o Poder Legislativo invista mais em leis anti-discriminação e que o Poder Judiciário garanta que estas se façam cumpridas. Além disso, é dever das instituições defensoras dos direitos humanos intervir nesse cenário defendendo as comunidades marginalizadas, e dessa forma será evitado que a nação brasileira sofra o terror retratado na saga Harry Potter, mas passe a inserir a empatia em suas relações cotidianas.

Lembre-se sempre: uma nota não te define. Força e siga em frente. Estamos juntos nessa!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por juliardrgs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#74588
Oii, tudo bem? Não sou uma corretora profissional, muito pelo contrário. Sou apenas uma estudante que tenta se aprimorar e aprender cada dia mais. Porém, será um prazer corrigir e pontuar alguns pontos na sua redação, inclusive, agradeço por ter me mencionado e pela confiança nesse processo :D . Vamos lá?[/u][/i][/u][/i][/i]

De início, gostei muuito da sua redação! Percebo que você domina pontos fortes e tem ciência de técnicas incríveis, porém, de cara também dá para perceber que os parágrafos estão mais curtos do que o normal, em específico, os de argumentação/desenvolvimento (D1 e D2). Esses são uns dos mais difíceis de reproduzir, principalmente no ENEM, aonde há pressão psicológica e outros aspectos como o tempo e as outras provas. Portanto, é necessário sempre treinarmos MUITO para que ele saia naturalmente!

Bom, eles precisam ter em média de 8 à 12 linhas, ok? Para chegar nesse limite, é necessário saber do que está falando e, principalmente, pensar no que for falar para que essa ausência de argumentos não aconteça. Então, a minha dica é: treine mais. COMO? Reproduzindo outras redações. Não pare! Faça, refaça, procure outros temas... Mas treine para que vire quase uma... Habilidade, praticamente. Como tocar violão, sabe? Quem domina essa habilidade consegue ter uma performance incrível sem muito esforço, mas, pra isso, ela teve que treinar!



Aqui vai algumas considerações mais específicas:

**INTRO

Na famosa saga britânica "Harry Potter", o vilão Voldemort luta para defender uma sociedade pura, na qual os bruxos que não se adaptam ao padrão de pureza dele e de seus apoiadores, são brutalmente perseguidos e mortos.Da mesma forma, podemos analisar no mundo real práticas muito semelhantes a esta, bem como a filosofia nazista de Adolf Hitler. Tanto Voldemort quanto Hitler e muitos outros líderes [ ACHO QUE NÃO É NECESSÁRIO IMPLEMENTAR ISSO, TIROU UM POUCO DA HARMONIA, NA MINHA OPINIÃO. ], defendem uma ideia de sociedade perfeita onde diversos grupos são excluídos [''QUE GRUPOS?'' ACHO QUE AQUI É A HORA PERFEITA DE EXPOR SUA TESE PAUTADA EM UM PROBLEMA SOCIAL, EM ESPECÍFICO O RACISMO, DE UMA FORMA DIRETA, MOSTRANDO A SERIEDADE E PROBLEMÁTICA QUE DIZ RESPEITO AO TEMA.] . Porém, esses pensamentos totalmente desprovidos de empatia não são exclusivos de guerras e ditaduras, mas [ FALTOU UMA VÍRGULA AQUI!] pelo contrário, podem ser vistos diariamente no cotidiano de todo brasileiro. [ CREIO QUE FALTOU DIZER A PROBLEMÁTICA, O QUE SÃO ESSES PENSAMENTOS E PORQUÊ É ERRADO SER VISTO NO COTIDIANO DO BRASILEIRO? FALTOU UMA CONCRETIZAÇÃO DA SUA TESE]

Resumindo...
Na sua introdução, amei o repertório de Harry Potter (saga incrível, inclusive. Sou sonserina, Haha!) Porém, acredito que no finalzinho do parágrafo faltou deixar mais objetivo qual era a sua tese, para qual caminho o seu texto iria se desenvolver... Sabe? Faltou essa consistência. Muitos desses erros são cometidos pela falta de planejamento antes da execução da redação. Há muitos vídeos no youtube que mostram como montar um Esqueleto de Redação.




**D1

DE INÍCIO, TEMOS UM PROBLEMA! SÓ HÁ 4 LINHAS DE DESENVOLVIMENTO, MENOR DO QUE O NÚMERO LIMITE. VAMOS NOS ATENTAR A ISSO, HEIN?

[ COMECE COM UM CONECTIVO CERTO PARA D1 E UM PERÍODO DE INICIAÇÃO DE PARÁGRAFO, TIPO RETOMANDO O QUE VOCÊ DISSE NA INTRODUÇÃO. SOBRE OS CONECTIVOS, HÁ DIVERSAS TABELAS PARA FACILITAR E, NOVAMENTE, COM A PRÁTICA ACABAMOS PEGANDO O JEITO COM ISSO E SAI FACILMENTE. ;)
] Segundo o sociólogo Zygmaunt Bauman, a sociedade atual está vivendo de relações líquidas, isto é, as pessoas vivem absortas em seus mundos egocêntricos e muitas vezes não são capazes de construir relacionamentos sólidos e profundos [ BOM REPERTÓRIO, PORÉM, NESTE PARÁGRAFO TAMBÉM UTILIZAMOS DADOS ESTATÍSTICOS, NOTÍCIAS E O MAIS IMPORTANTE: A ARGUMENTAÇÃO DA SUA TESE!!!! CREIO QUE, PELA AUSÊNCIA DELA NA INTRODUÇÃO, DIFICULTOU O CAMINHO DO RESTO DA REDAÇÃO.] . Desta forma, não conseguem colocar em prática a capacidade de se imaginar no lugar do outro, pois, afinal, estão totalmente presas ao seu próprio lugar. [ EU DIRIA QUE ESTE PARÁGRAFO SE ENCONTRA INCOMPLETO, POR MAIS QUE TENHA SIDO CONGRUENTE COM A BELA CITAÇÃO, MAS, FICOU VAZIO, SABE?]


**D2
ESTE FICOU MAIS COMPLETO, MAS, VAMOS DAR UMA OLHADA...

Neste viés, [ GOSTEI DA UTILIZAÇÃO DO CONECTIVO CONDIZENTE COM O FINAL DO PARÁGRAFO ANTERIOR, VOCÊ MANJA DAS TÉCNICAS!] fica claro que a indiferença que os cidadãos estão construindo uns para com os outros, é uma consequência da imersão tecnológica excessiva e da negligência estatal diante das injustiças. [ ISSO PODERIA TER SIDO CITADO NA INTRODUÇÃO, SABIA? COM UMA ORGANIZAÇÃO, PODERIA DIVIDIR O SEU TEXTO EM UMA ÓTIMA INTRODUÇÃO E OS D1 E D2 DIVIDIDOS EM CAUSA E CONSEQUÊNCIA, RESPECTIVAMENTE. JÁ JÁ FALO MAIS SOBRE ISSO.]A tecnologia tem o poder de afastar as pessoas umas das outras, e atrás das telas eletrônicas, acaba ocorrendo uma desumanização do ser, e portanto, julgamentos e calúnias se tornam ainda mais propícios a acontecerem. A negligência do Estado diante dessas práticas abusivas se dá através da marginalização dos povos desfavorecidos socialmente, de forma que é comum vermos a impunidade prevalecer em casos de crime de ódio. [ALGO BOM DEMAIS PARA SER CITADO APENAS NO ÚLTIMO PARÁGRAFO. SE LEMBRA DE QUE EU DISSE QUE FALTAVA TESE E CONSISTÊNCIA NA PROBLEMÁTICA LÁ EM CIMA? ENTÃO, É ISSO AQUI!]



**Conclusão

eu gostei bastante dela e não tenho o que acresentar! Mas, acho que poderia ter sido melhor organizada!




CONSIDERAÇÕES FINAIS!!
Seus pontos fortes claramente são na área de saber quais repertórios usar. Em contraponta, o seu fraco é a má organização da estrutura do texto, como eu havia pontuado anteriormente. Então, aconselho a treinar escrevendo mais redações e vendo bastante vídeo sobre o assunto, você tem muito potencial!

Deixo claro que minha análise está suscetível à erros e aberta para opiniões! Muito obrigada pela oportunidade, você é brilhante! :D :D ;)
0
Por Cleverson
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#74593
Oi, Ana. Concordo com todos os pontos apontados pela Julia. Você precisa organizar melhor seus parágrafos, principalmente no número de linhas, pois você usou várias linhas contextualizando a conclusão e acabou sendo breve demais nos parágrafos de desenvolvimento. Além disso, recomendo que tome cuidado na conclusão, pois, na minha opinião, você só propôs uma intervenção objetiva e coerente para o problema a partir de "É preciso também que o Poder Legislativo invista...". Além disso, certifique-se que sua conclusão tenha os 5 elementos.

Ação: ✔
Agente: ✔
Meio/modo: ❎ (Através de quê sua ação será feita?)
Finalidade: ❎ (Qual o objetivo dessa ação?)
Detalhamento: ❎ (é válido detalhar qualquer um dos elementos citados anteriormente)

Dicas: estude argumentação, os 5 elementos da conclusão e estruture melhor seus textos. Você escreve muito bem! Continue praticando redação e leia redações nota mil de edições anteriores do ENEM.
0
Avatar do usuário
Por anaclaradll
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#74898
juliardrgs escreveu:Oii, tudo bem? Não sou uma corretora profissional, muito pelo contrário. Sou apenas uma estudante que tenta se aprimorar e aprender cada dia mais. Porém, será um prazer corrigir e pontuar alguns pontos na sua redação, inclusive, agradeço por ter me mencionado e pela confiança nesse processo :D . Vamos lá?[/u][/i][/u][/i][/i]

De início, gostei muuito da sua redação! Percebo que você domina pontos fortes e tem ciência de técnicas incríveis, porém, de cara também dá para perceber que os parágrafos estão mais curtos do que o normal, em específico, os de argumentação/desenvolvimento (D1 e D2). Esses são uns dos mais difíceis de reproduzir, principalmente no ENEM, aonde há pressão psicológica e outros aspectos como o tempo e as outras provas. Portanto, é necessário sempre treinarmos MUITO para que ele saia naturalmente!

Bom, eles precisam ter em média de 8 à 12 linhas, ok? Para chegar nesse limite, é necessário saber do que está falando e, principalmente, pensar no que for falar para que essa ausência de argumentos não aconteça. Então, a minha dica é: treine mais. COMO? Reproduzindo outras redações. Não pare! Faça, refaça, procure outros temas... Mas treine para que vire quase uma... Habilidade, praticamente. Como tocar violão, sabe? Quem domina essa habilidade consegue ter uma performance incrível sem muito esforço, mas, pra isso, ela teve que treinar!



Aqui vai algumas considerações mais específicas:

**INTRO

Na famosa saga britânica "Harry Potter", o vilão Voldemort luta para defender uma sociedade pura, na qual os bruxos que não se adaptam ao padrão de pureza dele e de seus apoiadores, são brutalmente perseguidos e mortos.Da mesma forma, podemos analisar no mundo real práticas muito semelhantes a esta, bem como a filosofia nazista de Adolf Hitler. Tanto Voldemort quanto Hitler e muitos outros líderes [ ACHO QUE NÃO É NECESSÁRIO IMPLEMENTAR ISSO, TIROU UM POUCO DA HARMONIA, NA MINHA OPINIÃO. ], defendem uma ideia de sociedade perfeita onde diversos grupos são excluídos [''QUE GRUPOS?'' ACHO QUE AQUI É A HORA PERFEITA DE EXPOR SUA TESE PAUTADA EM UM PROBLEMA SOCIAL, EM ESPECÍFICO O RACISMO, DE UMA FORMA DIRETA, MOSTRANDO A SERIEDADE E PROBLEMÁTICA QUE DIZ RESPEITO AO TEMA.] . Porém, esses pensamentos totalmente desprovidos de empatia não são exclusivos de guerras e ditaduras, mas [ FALTOU UMA VÍRGULA AQUI!] pelo contrário, podem ser vistos diariamente no cotidiano de todo brasileiro. [ CREIO QUE FALTOU DIZER A PROBLEMÁTICA, O QUE SÃO ESSES PENSAMENTOS E PORQUÊ É ERRADO SER VISTO NO COTIDIANO DO BRASILEIRO? FALTOU UMA CONCRETIZAÇÃO DA SUA TESE]

Resumindo...
Na sua introdução, amei o repertório de Harry Potter (saga incrível, inclusive. Sou sonserina, Haha!) Porém, acredito que no finalzinho do parágrafo faltou deixar mais objetivo qual era a sua tese, para qual caminho o seu texto iria se desenvolver... Sabe? Faltou essa consistência. Muitos desses erros são cometidos pela falta de planejamento antes da execução da redação. Há muitos vídeos no youtube que mostram como montar um Esqueleto de Redação.




**D1

DE INÍCIO, TEMOS UM PROBLEMA! SÓ HÁ 4 LINHAS DE DESENVOLVIMENTO, MENOR DO QUE O NÚMERO LIMITE. VAMOS NOS ATENTAR A ISSO, HEIN?

[ COMECE COM UM CONECTIVO CERTO PARA D1 E UM PERÍODO DE INICIAÇÃO DE PARÁGRAFO, TIPO RETOMANDO O QUE VOCÊ DISSE NA INTRODUÇÃO. SOBRE OS CONECTIVOS, HÁ DIVERSAS TABELAS PARA FACILITAR E, NOVAMENTE, COM A PRÁTICA ACABAMOS PEGANDO O JEITO COM ISSO E SAI FACILMENTE. ;)
] Segundo o sociólogo Zygmaunt Bauman, a sociedade atual está vivendo de relações líquidas, isto é, as pessoas vivem absortas em seus mundos egocêntricos e muitas vezes não são capazes de construir relacionamentos sólidos e profundos [ BOM REPERTÓRIO, PORÉM, NESTE PARÁGRAFO TAMBÉM UTILIZAMOS DADOS ESTATÍSTICOS, NOTÍCIAS E O MAIS IMPORTANTE: A ARGUMENTAÇÃO DA SUA TESE!!!! CREIO QUE, PELA AUSÊNCIA DELA NA INTRODUÇÃO, DIFICULTOU O CAMINHO DO RESTO DA REDAÇÃO.] . Desta forma, não conseguem colocar em prática a capacidade de se imaginar no lugar do outro, pois, afinal, estão totalmente presas ao seu próprio lugar. [ EU DIRIA QUE ESTE PARÁGRAFO SE ENCONTRA INCOMPLETO, POR MAIS QUE TENHA SIDO CONGRUENTE COM A BELA CITAÇÃO, MAS, FICOU VAZIO, SABE?]


**D2
ESTE FICOU MAIS COMPLETO, MAS, VAMOS DAR UMA OLHADA...

Neste viés, [ GOSTEI DA UTILIZAÇÃO DO CONECTIVO CONDIZENTE COM O FINAL DO PARÁGRAFO ANTERIOR, VOCÊ MANJA DAS TÉCNICAS!] fica claro que a indiferença que os cidadãos estão construindo uns para com os outros, é uma consequência da imersão tecnológica excessiva e da negligência estatal diante das injustiças. [ ISSO PODERIA TER SIDO CITADO NA INTRODUÇÃO, SABIA? COM UMA ORGANIZAÇÃO, PODERIA DIVIDIR O SEU TEXTO EM UMA ÓTIMA INTRODUÇÃO E OS D1 E D2 DIVIDIDOS EM CAUSA E CONSEQUÊNCIA, RESPECTIVAMENTE. JÁ JÁ FALO MAIS SOBRE ISSO.]A tecnologia tem o poder de afastar as pessoas umas das outras, e atrás das telas eletrônicas, acaba ocorrendo uma desumanização do ser, e portanto, julgamentos e calúnias se tornam ainda mais propícios a acontecerem. A negligência do Estado diante dessas práticas abusivas se dá através da marginalização dos povos desfavorecidos socialmente, de forma que é comum vermos a impunidade prevalecer em casos de crime de ódio. [ALGO BOM DEMAIS PARA SER CITADO APENAS NO ÚLTIMO PARÁGRAFO. SE LEMBRA DE QUE EU DISSE QUE FALTAVA TESE E CONSISTÊNCIA NA PROBLEMÁTICA LÁ EM CIMA? ENTÃO, É ISSO AQUI!]



**Conclusão

eu gostei bastante dela e não tenho o que acresentar! Mas, acho que poderia ter sido melhor organizada!




CONSIDERAÇÕES FINAIS!!
Seus pontos fortes claramente são na área de saber quais repertórios usar. Em contraponta, o seu fraco é a má organização da estrutura do texto, como eu havia pontuado anteriormente. Então, aconselho a treinar escrevendo mais redações e vendo bastante vídeo sobre o assunto, você tem muito potencial!

Deixo claro que minha análise está suscetível à erros e aberta para opiniões! Muito obrigada pela oportunidade, você é brilhante! :D :D ;)


Muito obrigada pelas dicas! Vou utilizá-las com toda certeza. :)

Lembre-se sempre: uma nota não te define. Força e siga em frente. Estamos juntos nessa!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
4 Respostas 
329 Exibições
por RayaneSC
0 Respostas 
121 Exibições
por vaval
0 Respostas 
158 Exibições
por Jad
0 Respostas 
113 Exibições
por Nycoleeee
0 Respostas 
122 Exibições
por Nycoleeee
5 Respostas 
346 Exibições
por baja
0 Respostas 
76 Exibições
por vinix220
0 Respostas 
81 Exibições
por vinix220
2 Respostas 
111 Exibições
por Yasmincr
0 Respostas 
33 Exibições
por luizpch
Enem 2018

Sabemos que a maior parte das redes sociais &eacut[…]

Na constituição federal de 1988, doc[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

lais458 Deivison claaires Felpz Maxy fl[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM