Tal como visto, desde o governo de Getúlio Vargas em 1930 no qual foi criado o Ministério da Educação e foram promovidas reformas educacionais no Brasil, porém enfatizou-se o nível secundário e superior, que era frequentado apenas pela elite. Bem como, pode-se relacionar esses fatos históricos a realidade brasileira atual, o qual convém destacar que as pessoas não tem as mesmas oportunidades educacionais, pois ricos conseguem uma educação de maior qualidade e tem mais fácil acesso ao ensino do que pessoas mais pobres, consequentemente conseguem maiores oportunidades no mercado de trabalho.
Além disso, com a eclosão da revolução industrial na segunda metade do século XVIII, houve transformações nos setores industriais, tendo como principal ponto a maquinização dos meios de produção. Isso perpetua até os dias de hoje, com os avanços tecnológicos que substituem o trabalhador por máquinas, muito mais ágeis e práticas na visão da indústria, o que culmina para o aumento da taxa de desemprego no Brasil.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Urge que o Ministério da Educação em conjuntura ao Ministério do Trabalho, tomem medidas de facilitar o acesso de pessoas mais pobres a educação, com a construção de escolas em zonas mais pobres, e seja feito um investimento maior no ensino público para que todos possam ter acesso à educação de qualidade e também com o auxílio de empresas privadas, fazer a oferta de cargos para jovens aprendizes de baixa renda que estudam. Com isso as empresas recebem uma certa isenção fiscal por estarem contribuindo positivamente com a sociedade. Para a finalidade de que tenha uma diminuição do aumento do desemprego no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.