Em primeira análise, vale ressaltar que a herança histórico-social é um dos empecilhos para a extinção do analfabetismo no país. Partindo dessa premissa, é imprescindível citar o contexto em que vivia a população rural brasileira nos tempos antigos. A priorização do trabalho manual desde cedo criava a ideia de que o acesso à educação era exclusivo das famílias burguesas, desconstruindo qualquer possibilidade de um conhecimento básico democratizado. Consequentemente, a população idosa segue extremamente afetada, como apontam alarmantes dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os quais indicam que 26% dessa população é analfabeta.
Ademais, a existência de um Estado inerte impossibilita que esse problema seja solucionado. De acordo com o teórico Paulo Freire, a educação sozinha não transforma ninguém, tampouco a sociedade. A partir disso, é possível afirmar que uma nação pouco alfabetizada permanece estática diante as mudanças políticas, econômicas ou sociais que ocorrem ao seu redor, afetando também o desenvolvimento de suas futuras gerações. Logo, é essencial reformular a organização de medidas governamentais para que esse cenário seja desconstruído.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para reduzir as taxas de analfabetismo no Brasil. O Ministério da Educação, responsável pelo sistema de ensino no país, deverá construir escolas em áreas rurais, por meio de verbas públicas e reestruturar o plano educacional nas instituições, através da criação de programas que incluam a alfabetização de pessoas adultas, a fim de facilitar o acesso à educação de forma igualitária à população. Desse modo, será possível contemplar as proposições da Constituição Federal brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.