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Por anasilva1
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#73976
A Constituição Federal de 1988 dispõe, em seu artigo 6°, o direito à educação como sendo essencial aos cidadãos. Contudo, essa prerrogativa não se concretiza de forma satisfatória, haja vista os altos índices de analfabetismo no Brasil. Sob essa ótica, é válido analisar a herança histórico-social e a inércia do Estado brasileiro como pilares da perpetuação dessa problemática.


Em primeira análise, vale ressaltar que a herança histórico-social é um dos empecilhos para a extinção do analfabetismo no país. Partindo dessa premissa, é imprescindível citar o contexto em que vivia a população rural brasileira nos tempos antigos. A priorização do trabalho manual desde cedo criava a ideia de que o acesso à educação era exclusivo das famílias burguesas, desconstruindo qualquer possibilidade de um conhecimento básico democratizado. Consequentemente, a população idosa segue extremamente afetada, como apontam alarmantes dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os quais indicam que 26% dessa população é analfabeta.


Ademais, a existência de um Estado inerte impossibilita que esse problema seja solucionado. De acordo com o teórico Paulo Freire, a educação sozinha não transforma ninguém, tampouco a sociedade. A partir disso, é possível afirmar que uma nação pouco alfabetizada permanece estática diante as mudanças políticas, econômicas ou sociais que ocorrem ao seu redor, afetando também o desenvolvimento de suas futuras gerações. Logo, é essencial reformular a organização de medidas governamentais para que esse cenário seja desconstruído.


Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para reduzir as taxas de analfabetismo no Brasil. O Ministério da Educação, responsável pelo sistema de ensino no país, deverá construir escolas em áreas rurais, por meio de verbas públicas e reestruturar o plano educacional nas instituições, através da criação de programas que incluam a alfabetização de pessoas adultas, a fim de facilitar o acesso à educação de forma igualitária à população. Desse modo, será possível contemplar as proposições da Constituição Federal brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Eunox
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#74572
Oii, tudo bom? Queira me desculpar , porém ainda não domino muitas habilidades de redação , escrevei a minha primeira a pouco tempo e sou uma aprendiz ,porém , me arrisco a dizer que a sua redação ta muito boa , identifiquei o modelo de redação do Felipe Araujo , que é exelente . Enfim , boa sorte com a sua prendizagem ❤
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Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#74839
:D :D Olá! Espero que esteja bem!💖

💡》Correção modelo Enem
@gi69▶️@anasilva1

🤸‍♀️Ressalto que não sou especialista e ainda estou em fase de aprendizagem.

✍🏽✍🏽INTRODUÇÃO✍🏽✍🏽
NEM VOU COPIAR E COLAR, POIS ESTÁ PERFEITA! INTRODUÇÕES CURTAS E COMPLETAS SÃO ÓTIMAS PARA POUPAR LINHAS PARA O DESENVOLVIMENTO.

✍🏽✍🏽D.1✍🏽✍🏽
SÓ TENHO ALGUNS COMENTÁRIOS A FAZER:
1) NÃO USE "TEMPOS ANTIGOS" E NEM "ANTIGAMENTE ". SÃO PALAVRAS MUITO VAGAS E NA REDAÇÃO NÃO É LEGAL. LEMBRE-SE QUE QUANDO COLOCAR UMA ALUSÃO HISTÓRICA DIGA O PERÍODO, POIS PARA CONTAR NOTA PRECISA, OK?
obs: 1 repertório já está bom, estou só explicando. Já que você já colocou um repertório produtivo e legitimado na introdução não faz mal, pode ser assim mesmo.

2) FINALIZE SEU PARÁGRAFO!
Diga o que pensa sobre isso em 3°pessoa e de forma impessoal.

✍🏽✍🏽D.2✍🏽✍🏽
Excelente!

✍🏽✍🏽CONCLUSÃO✍🏽✍🏽
[color=#00BF00]PERFEITA![/color]

▶️
DICA
NÃO USE "ATRAVÉS". EMBORA TAL PALAVRA SEJA ACEITA POR MUITOS CORRETORES, NÃO VALE A PENA ARRISCAR.

😉GERAL: VOCÊ ESCREVE MUITO BEM! QUASE NÃO VI ERROS NA SUA REDAÇÃO, APENAS OS CITADOS. PARABÉNS!

▶️Nota:
C1: 200
C2:200
C3:160 [FALTOU FINALIZAR O PARÁGRAFO DO D.1 E PODERIA SER ALGO COM BASE NO DADO]
C4:200
C5:200

👩🏻‍🚀SINCERAMENTE EU AMEI SUA REDAÇÃO. 🥰

👩🏻‍🚀Hugs!👩🏻‍🚀

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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