Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que a ausência de medidas governamentais para combater a fome é precária. Nesse sentido, paradoxalmente, a cada avanço tecnológico, a escassez de alimentos para a população pobre aumenta, por falta de investimentos e a aplicação de parâmetros para o declínio da fome no país. Essa conjuntura,relaciona-se com livro "Morte e Vida Severina", do escritor João Cabral de Melo Neto, em que a inexistência de projetos contra a fome no nordeste brasileiro, faz com que Severino fuja para o litoral em busca de escapar da miséria, o que infelizmente é a realidade de centenas de brasileiros.
Ademais, é fundamental contar a desigualdade social como impulsionadora da fome no Brasil. Nesse contexto, faz-se uma analogia com o universo distópico e pós-apocalíptico de "Jogos Vorazes" da escritora norte-americana Suzanne Collins, em que há uma concentração de renda e riquezas enorme na Capital enquanto que nos Distritos a fome e a pobreza é geral. Diante de tal exposto, alguns têm riqueza sobrando e outros, absolutamente nada para pôr na mesa, agravando ainda mais esse cenário no país. Logo, é inadmissível que esse quadro continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Economia - órgão responsável por executar as políticas relacionadas ao planejamento econômico no país - crie leis e elabore projetos de combate à fome no Brasil, por meio de investimentos em cozinhas comunitárias e na concessão de benefícios para pessoas de extrema pobreza, a fim de que todo cidadão tenha o seu direito à alimentação garantido. Somente assim, se consolidará uma sociedade mais igualitária e justa, onde o artigo prescrito pela Carta Cidadã seja devidamente cumprido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.