Em primeira análise, o crescimento de indivíduos em situação de miséria corrobora para a permanência desse cenário. Em uma sociedade capitalista, como explica Marx, o centro é o dinheiro. Nesse contexto, para resolver obstáculos, é necessário investimento. Todavia, a realidade em comunidades revela a desnutrição de pessoas, doenças causadas por falta de proteínas e moradias precárias, aspectos, que em atributo a pobreza, tornam a fome cada vez mais presente.
Ademais, com o advento das Revoluções Industriais, uma grande massa de seres humanos partiram para as cidades em busca de trabalho e melhor condição de vida, porém, o sobrecarregamento das metrópoles ocasionaram circunstâncias desfavoráveis para a presença de coletividades. Logo, é fundamental uma reforma no corpo civil, para que assim o inadequado modo de vida deixe de ser uma utopia.
Portanto, medidas estratégicas são necessárias para reverter esse quadro. Para que isso ocorra, o CNDH ( Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana) juntamente com o Ministério da Cidadania devem promover ações comunitárias para indivíduos menos favorecidos e anúncios que viabilizam doações, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre a importância da solidariedade. Por fim, é preciso que grupos com poder aquisitivo maior olhem de forma mais empática para aqueles com poucas condições.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.