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Por mclarax
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TEMA: COMO COMBATER O ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO E GARANTIR A DIGNIDADE DE TRABALHADORES VULNERÁVEIS

Medo. Constrangimento. Psicológico abalado. São consequências do problema de assédio sexual em local de trabalho sofrido por vítimas que em grande parte são mulheres, que independente do cargo exercido estão à mercê desse desrespeito. Portanto, convém analisar os entraves do assunto em questão presentes no Brasil.
Em primeira análise, cabe ressaltar que o desacato feito por homens suportado por mulheres na sociedade brasileira não é de agora. A Estrutura Social Patriarcal que não se tem data específica de início, é a supremacia masculina predominante que rotula a mulher como frágil e subordinada. É inaceitável, portanto, no Brasil atual que seja feita ações constrangedoras às mulheres em local de trabalho por colegas ou chefe, que por conta do sexo biológico se sentem superiores.
Em segunda análise, as ameaças sofridas pelas vítimas ou a necessidade de manter o ofício faz com que as denúncias sejam poucas. Segundo o escritor Albert Camus, “nada é mais depreciável que o respeito baseado no medo”, com esse pensamento nota-se que as mulheres em situações de vulnerabilidade no ambiente de trabalho sentem-se coagidas por seus agressores e tendem a não denunciá-los por receio de ser desacreditada, taxada como interesseira que inventou uma história apenas para chamar a atenção ou o medo de perder seu trabalho a qual necessita para se sustentar. Visto que, ser mulher no Brasil não é nada fácil é necessário prestar apoio a esse grupo social.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Por isso, cabe ao Ministério Público do Trabalho criar uma rede de apoio a essas trabalhadoras vítimas de assédio em local de serviço, garantindo que a justiça seja feita com o agressor na cadeia, bem como, por meio de campanhas midiáticas influenciar que haja a denúncia, com essas atitudes se tem a esperança de garantir a dignidade das assalariadas vulneráveis. A partir dessas ações, espera-se um Brasil melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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