Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que o avanço do consumo no Brasil contribuiu para a expansão da produção de resíduos. Neste sentido, com impulso das indústrias no mundo, a exploração voraz de produtos no mercado propulsou a geração de lixo, devido ao consumo de mercadorias como "suquinhos", "danoninhos" e "todinhos", que possuem pouco conteúdo comestível e mais conteúdo descartável. Essa conjuntura, já vem desde a Revolução Industrial, no século XVIII, em que, com a invenção das máquinas a vapor, o consumo foi incentivado, e à medida que ele crescia, a produção de lixo também aumentava. Infelizmente, esse quadro É Evidente no Brasil.
Ademais, é fundamental apontar a falta de políticas públicas de reciclagem como impulsionadora da evolução do lixo no país. Nesse contexto, faz-se uma analogia com a obra futurística da escritora Laura Bergallo, "Operação Buraco de Minhoca", em que a insuficiência de planejamentos para diminuir o lixo na sociedade, fez com que as populações futuras do planeta fossem praticamente extintas. Diante de tal exposto, ausência de projetos para incumbir o lixo gerado no Brasil, propicia para que todos resíduos criados sejam despejados a céu aberto, em rios e lagos, o que, consequentemente, há o acréscimo da poluição dos mares, rios e do ar e também a demolição da fauna e flora brasileira. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater tais obstáculos. Para isso é imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente - órgão responsável por promover a adoção de princípios e estratégias para a proteção e recuperação do meio ambiente - crie projetos de reciclagem de lixo, por meio da construção de locais adequados para a coleta de resíduos, além de incentivar as pessoas a realizarem a compostagem orgânica, a fim de que haja controle sobre o lixo gerado no país. Somente assim, se consolidar a uma sociedade mais livre de poluições, onde o artigo prescrito pela Carta Cidadã seja devidamente cumprido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.