Por Anne24
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#74260
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 225.°, o direito à um meio ambiente ecologicamente equilibrado, como inerente a todo cidadão. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverbado, com ênfase, na prática, quando se observa a questão da geração exacerbada de lixo no Brasil, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, o aumento do consumismo no mundo e a precariedade de políticas públicas de reciclagens, são causas da problemática no país.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que o avanço do consumo no Brasil contribuiu para a expansão da produção de resíduos. Neste sentido, com impulso das indústrias no mundo, a exploração voraz de produtos no mercado propulsou a geração de lixo, devido ao consumo de mercadorias como "suquinhos", "danoninhos" e "todinhos", que possuem pouco conteúdo comestível e mais conteúdo descartável. Essa conjuntura, já vem desde a Revolução Industrial, no século XVIII, em que, com a invenção das máquinas a vapor, o consumo foi incentivado, e à medida que ele crescia, a produção de lixo também aumentava. Infelizmente, esse quadro É Evidente no Brasil.

Ademais, é fundamental apontar a falta de políticas públicas de reciclagem como impulsionadora da evolução do lixo no país. Nesse contexto, faz-se uma analogia com a obra futurística da escritora Laura Bergallo, "Operação Buraco de Minhoca", em que a insuficiência de planejamentos para diminuir o lixo na sociedade, fez com que as populações futuras do planeta fossem praticamente extintas. Diante de tal exposto, ausência de projetos para incumbir o lixo gerado no Brasil, propicia para que todos resíduos criados sejam despejados a céu aberto, em rios e lagos, o que, consequentemente, há o acréscimo da poluição dos mares, rios e do ar e também a demolição da fauna e flora brasileira. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de combater tais obstáculos. Para isso é imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente - órgão responsável por promover a adoção de princípios e estratégias para a proteção e recuperação do meio ambiente - crie projetos de reciclagem de lixo, por meio da construção de locais adequados para a coleta de resíduos, além de incentivar as pessoas a realizarem a compostagem orgânica, a fim de que haja controle sobre o lixo gerado no país. Somente assim, se consolidar a uma sociedade mais livre de poluições, onde o artigo prescrito pela Carta Cidadã seja devidamente cumprido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por wagner123
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#74677
oiiii @Anne24 , sou Wagner e vou fazer alguns comentários sobre a sua redação e, desculpe a demora.

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 225.°, o direito à um meio ambiente ecologicamente equilibrado,[2] como inerente a todo cidadão. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverbado[1], com ênfase, na prática[2], quando se observa a questão da geração exacerbada de lixo no Brasil, dificultando[3], [2]desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, o aumento do consumismo no mundo e a precariedade de políticas públicas de reciclagens, são causas da problemática no país.

[1] O correto seria "reverberado"
[2] Vírgula desnecessária
[3]Evite usar gerúndio na redação do Enem, a menos que seja com um sentido conclusivo
:!: Introdução perfeita, nada a comentar



Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que o avanço do consumo no Brasil contribuiu para a expansão da produção de resíduos. Neste sentido, com impulso das indústrias no mundo, a exploração voraz de produtos no mercado propulsou a geração de lixo, devido ao consumo de mercadorias como "suquinhos", "danoninhos" e "todinhos"[4], que possuem pouco conteúdo comestível[4] e mais conteúdo descartável. Essa conjuntura, já vem desde a Revolução Industrial, [2]no século XVIII, em que, com a invenção das máquinas a vapor, o consumo foi incentivado,[2] e, à medida que ele crescia, a produção de lixo também aumentava. Infelizmente, esse quadro É Evidente no Brasil.

[4] Informação desnecessária, não precisava aparecer ou constar ali . Sobre os produtos, você não precisava ter mencionado as marcas, pois "todinhos" são da marca Toddy "Danoninho" da Danone, informações que não acrescentam muito no texto.
:!: Argumentação muito boa, coerente e bem fundamentada. Sem comentários



Ademais, é fundamental apontar a falta de políticas públicas de reciclagem como impulsionadora da evolução do lixo no país. Nesse contexto, faz-se uma analogia com a obra futurística da escritora Laura Bergallo, "Operação Buraco de Minhoca", em que a insuficiência de planejamentos para diminuir o lixo na sociedade,[2] fez com que as populações futuras do planeta fossem praticamente extintas. Diante de tal exposto,[5] ausência de projetos[6] para incumbir o lixo gerado no Brasil, propicia para que todos resíduos criados sejam despejados a céu aberto, em rios e lagos, o que, consequentemente, há o acréscimo da poluição dos mares, rios e do ar e também a demolição da fauna e flora brasileira. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

[5]faltou o artigo "a"
[6]Aqui acredito que faltou especificar quem seriam os responsáveis por elaborar esses projetos ou explicar quais são os motivos que fazem essa negligência acontecer. Você diz que a ausência de projetos seria um problema para a vida em sociedade por causa da geração de lixo, mas não desenvolve os principais motivos que justificam tal negligencia. Acredito que aqui, você poderia ter argumentado mais.
:!: Gostei do seu D2, o repertorio ficou muito pertinente ao tema, mas a sua argumentação ficou um pouco limitada ao fato da ausência em si, e não abranger mais sobre o que esta sendo dito .


Depreende-se, portanto, a necessidade de combater tais obstáculos. Para isso é imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente - órgão responsável por promover a adoção de princípios e estratégias para a proteção e recuperação do meio ambiente - crie projetos de reciclagem de lixo, por meio da construção de locais adequados para a coleta de resíduos, além de incentivar as pessoas a realizarem a compostagem orgânica, a fim de que haja controle sobre o lixo gerado no país. Somente assim, se consolidar a uma sociedade mais livre de poluições, onde[7] o artigo prescrito pela Carta Cidadã seja devidamente cumprido

[7]Conectivo inadequado, "onde" só pode se referir a lugares físicos.
:!: conclusão completa, 200 na C5

NOTAS
C1:160 Erros frequentes de virgula que contabilizam mais de 2 permitidos pela cartilha de correção
C2:200 Repertórios perfeitos
C3:160 Acredito que faltou um desenvolvimento mais abrangente da segundo desenvolvimento
C4:200 Ótimo uso de conectivos
C5:200 Conclusão completinha

Nota Final:920 pontos Parabéns, redação top demais
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