Ao se analisar o cenário educacional brasileiro é indubitável que o estado vem falhando no requisito de conscientização da população. "Eduque as crianças e não serás necessário punir o homem", ao fazer esta afirmação, o filósofo e matemático Pitágoras, evidência a importância da educação para a construção de uma sociedade melhor e sem preconceitos. Assim, educando e concretizando as crianças acerca deste tema, é inevitável que haja uma diminuição da intolerância religiosa, há médio e longo prazo, no Brasil.
Ademais, a falta de leis mais rigorosas para barrar este ato institucional é notório. De acordo com o "Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos" nos primeiros meses dos anos entre 2015 à 2019, o números de casos que foram denunciados eram superiores aos cento e sessenta. Sendo assim, faz-se necessário a implementação de leis para que haja um declínio no número de denúncias, uma vez que a intolerância será combatida.
Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Uma das formas para solucionar tal problema é o Governo Federal junto ao Ministério da educação, criarem palestras nas escolas por meio de projetos públicos. Essas palestras iriam ser apresentadas por líderes de outras matrizes religiosas, com a finalidade de conscientizar a futura população adulta. Só assim iremos superar e não repetir o passado, passado esse marcado pela intolerância religiosa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.