A princípio, cabe observar a herança cultural presente no país. Ao longo da formação do território brasileiro as mulheres sempre executavam um papel de figurante, a sociedade pregava que o sexo feminino deveria ser submisso ao masculino. Por consequência, esse pensamento foi passado de geração em geração, e até os dias de hoje, é possível perceber essa hierarquia baseada em gênero. Dessa forma, muitos homens acreditam que podem destilar seu ódio fazendo o que bem entenderem com as mulheres de seu convívio, visto que, além dessa idéia enraizada no Brasil, há também o precário desenvolvimento envolvendo a eficácia de leis construídas para proteger as vítimas de frequentes ataques.
Diante desse cenário apresentado, é inegável que a falta de estratégias estatais passa a ser um dos motivadores da problemática. A prova deste fato está na taxa de mulheres que reportaram ter sofrido algum tipo de violência no país, que segundo o Instituto Datafolha foi de 27,4% no ano de 2019. Embora este índice pareça apresentar uma minoria, considera-se o fato de que muitas mulheres ainda não denunciam seus agressores pelo medo da possível consequência de seus atos. Assim, uma intervenção governamental se torna indispensável para a redução deste impasse.
Nessa perspectiva, verifica-se a necessidade de modificar esse panorama. Portanto, é preciso que o Estado - principal promotor da harmonia social - complemente cada uma das leis em vigor com políticas mais rígidas, além de acelerar drasticamente processos engavetados à espera de uma resolução. Isso deve ser feito por intermédio de cobranças ao poder judiciário e uma melhor fiscalização do legislativo, com o intuito de potencializar todos os processos já adquiridos e, desse modo, contribuir para a segurança das mulheres em relação ao temor da pessoa em que elas denunciaram. Outras medidas devem ser tomadas, porém, como considera Oscar Wilde "O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação.".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.