Avatar do usuário
Por Neris
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#74646
Segundo a jornalista, mestre em comunicação científica e tecnológica, Elaine Martins, liberdade de expressão não é passaporte para desrespeito. No entanto, o cenário brasileiro hodierno rege a vivência de raízes com preconceitos a miscelânea no que define a liberdade de expressão e a disseminação na liberdade digital associado ao ódio. Nesse perspectiva, convém analisar as principais consequências relacionadas a esse fenômeno na sociedade brasileira.
   Sob uma primeira análise, é válido ressaltar que o centro da enfrenta das raízes consolidadas ao preconceito corrobora esta entrave. Conforme o filósofo Voltaire, preconceito é opinião sem conhecimento. Desse modo, difundir  opiniões, homofóbicas, gordo fóbicas,  racistas, não se trata de liberdade de expressão, mas sim de desrespeito; visto que se engloba na propagação de difamação ao indivíduo.
       Nesse contexto, observam-se os limites do direito de se expressar livremente, sobretudo  na 'internet'. No Brasil, a liberdade de expressão é assegurada pelo artigo (5°) da Constituição Federal, incisos IV e IX. A rede “internet”  — vista como uma plataforma digital que deve ser  tratada semelhantemente a qualquer outro veículo de comunicação — quando relacionado à disseminação do discurso de ódio incrementado pela facilidade e velocidade de compartilhamento de opiniões no meio virtual, bem como enfatizar a imputação de responsabilidade dos propulsores perante a falsa ideia de liberdade de expressão.
Portanto, medidas devem ser tomadas diante deste revés. O Governo Federal, em parceria com o Ministério Da Educação — órgão responsável pela elaboração e execução de (PNE) — deve elaborar projetos por meio de campanhas com voluntários capacitados nas escolas, com a finalidade das crianças compreenderem como é realizada a liberdade de expressar-se e tornar indivíduos conscientes, não corroborando com a disseminação de abominação em vínculos digitais, para poderem usufruir do seu direito a liberdade de expressão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por juliardrgs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#74650
amei a sua escrita e achei perfeita a sua redação! Não fugiu do tema, o que seria bem comum ao não se atentar a palavra ''LIMITES'', poderia ter diversas maneiras de escapar e falar de outras coisas, mas você não fez isso. Se manteve direta, clara e objetiva mostrando que o limite é a disseminação de ódio e violação da lei. Parabéns!

Agora alguns pontos que tornariam a redação ainda melhor: Utilizar mais frases de efeito ou frases chamativas no final dos seus parágrafos, sabe? O de conclusão poderia ser encerrado retomando alguma alusão citada anteriormente, por exemplo:

Ao conhecimento dos limites (dados à sua ação de ''compreenderem como é realizada a liberdade de expressar-se e tornar indivíduos conscientes, não corroborando com a disseminação de abominação em vínculos digitais, para poderem usufruir do seu direito a liberdade de expressão''.) poderíamos viver a realidade ditada por Elaine Martins (A jornalista que você citou, lembra?) na qual a liberdade de expressão não se tornaria passaporte para desrespeito na nossa sociedade.

Outro ponto é o número de linhas para os parágrafos, se atente a isso pois os limites das linhas dos parágrafos de desenvolvimento são de 8 à 12 linhas, ok? Então, capriche na argumentação. ;)

Todos esses pontos são facilmente exercitados com a prática da redação.

Redação incrível! Meus parabéns! :D :D :D :D
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
392 Exibições
por Limaly
0 Respostas 
2690 Exibições
por eduardo879
0 Respostas 
1697 Exibições
por gabs0521
0 Respostas 
1114 Exibições
por lipssin
0 Respostas 
716 Exibições
por Ftlouie
0 Respostas 
828 Exibições
por iamtheuzkk
0 Respostas 
86 Exibições
por Sopphia
3 Respostas 
364 Exibições
por Mayrita23
0 Respostas 
351 Exibições
por Joaozinho
0 Respostas 
65 Exibições
por dgdf

No que concerne, a persistência da viol&ecir[…]

No ano de 2022, o Conselho Nacional de Trâns[…]

Merenda escolar

A alimentação é essencial em[…]

Merenda escolar

Alimentação é essencial em um[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM