Sob uma primeira análise, é válido ressaltar que o centro da enfrenta das raízes consolidadas ao preconceito corrobora esta entrave. Conforme o filósofo Voltaire, preconceito é opinião sem conhecimento. Desse modo, difundir opiniões, homofóbicas, gordo fóbicas, racistas, não se trata de liberdade de expressão, mas sim de desrespeito; visto que se engloba na propagação de difamação ao indivíduo.
Nesse contexto, observam-se os limites do direito de se expressar livremente, sobretudo na 'internet'. No Brasil, a liberdade de expressão é assegurada pelo artigo (5°) da Constituição Federal, incisos IV e IX. A rede “internet” — vista como uma plataforma digital que deve ser tratada semelhantemente a qualquer outro veículo de comunicação — quando relacionado à disseminação do discurso de ódio incrementado pela facilidade e velocidade de compartilhamento de opiniões no meio virtual, bem como enfatizar a imputação de responsabilidade dos propulsores perante a falsa ideia de liberdade de expressão.
Portanto, medidas devem ser tomadas diante deste revés. O Governo Federal, em parceria com o Ministério Da Educação — órgão responsável pela elaboração e execução de (PNE) — deve elaborar projetos por meio de campanhas com voluntários capacitados nas escolas, com a finalidade das crianças compreenderem como é realizada a liberdade de expressar-se e tornar indivíduos conscientes, não corroborando com a disseminação de abominação em vínculos digitais, para poderem usufruir do seu direito a liberdade de expressão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.