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Por Amoramts
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#74372
No filme japonês animado "Koi no Katachi", a protagonista Nishimiya é uma estudante surda que enfrenta diversos problemas na sua educação, como a falta de conhecimento dos alunos e professores sobre a Língua de Sinais e até mesmo o bullying. De forma análoga à obra, a questão dos desafios para a formação educacional de deficientes auditivos é comum no contexto brasileiro, pois, assim como no filme a exclusão social e a negligência por parte do Governo na capacitação de profissionais contribuem para a perpetuação desse cenário negativo.
Nessa perspectiva, é imperioso destacar que essa problemática é fruto do preconceito ligado a visão equivocada de invalidez e incapacidade sobre deficientes auditivos, o que fomenta a exclusão social dessa parte da população. Isto segundo o filosofo inglês Nick Couldry, que existem diversas vozes que por serem minorias, acabam sendo postas a inexistência. A partir disso, esses estereótipos fazem com que pessoas surdas acabem por serem excluídas e o que dificulta o acesso a educação, já que diversas instituições não estão capacitadas corretamente para atender essa minoria.
Ademais, vale ressaltar que a negligência do Estado é a sua intrínseca relação com as dificuldades da educação para os surdos, visto que a maioria das escolas não possuem interpretes de Libras (Língua de Sinais) e não promovem a inclusão de deficientes auditivos. Além de instituições com vagas inexistentes para surdos o que aumenta a exclusão. Dessa forma, a falta de investimentos pelo Governo Federal em profissionais implica ao direito a educação para os surdos.
Portanto, a fim de melhorar o acesso a deficientes auditivos na educação, seria imperioso que o Estado por meio do Ministério da Educação realizasse maiores investimentos na capacitação de profissionais na Língua de Sinais (Libras) e projetos interativos dentro das escolas para incentivar a inclusão desses estudantes. Outrossim, o Estado juntamente a empresas privadas promovam campanhas nas mídias sociais para trazer mais visibilidade e conscientização, a fim de que os surdos tenham seus direitos respeitados e maior participação na sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por maiconpgtu
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#74448
❌❱𝐸𝑅𝑅𝒜𝒟𝒪
✅❱𝒫𝒜𝑅𝒜𝐵𝐸𝒩𝒮
📄❱𝑅𝐸𝐸𝒮𝒞𝑅𝐸𝒱𝐸𝑅
📝❱𝐹𝒜𝐿𝒯𝒪𝒰
😱❱ 𝒜𝒯𝐸𝒩𝒞𝒜𝒪

No filme japonês animado "Koi no Katachi", a protagonista Nishimiya é uma estudante surda que enfrenta diversos problemas na sua educação, como a falta de conhecimento dos alunos e professores sobre a Língua de Sinais e até mesmo o "bullying". De forma análoga à obra, a questão dos desafios para a formação educacional de deficientes auditivos é comum no contexto brasileiro, pois, assim como no filme a exclusão social e a negligência por parte do Governo na capacitação de profissionais contribuem para a perpetuação desse cenário negativo.

✅

ঔৣ☬✞ Desenvolvimento ✞☬ঔৣ꧂

Nessa perspectiva, é imperioso destacar que essa problemática é fruto do preconceito ligado a visão equivocada de invalidez e incapacidade sobre deficientes auditivos, o que fomenta a exclusão social dessa parte da população. CONECTIVO Isto segundo o filosofo inglês Nick Couldry, que existem diversas vozes que por serem minorias, acabam sendo postas a inexistência. A partir disso, esses estereótipos fazem com que pessoas surdas acabem por serem excluídas e o que dificulta o acesso a educação, já que diversas instituições não estão capacitadas corretamente para atender essa minoria.

  • 📝DESFECHO


·.¸¸.·♩♪♫ Desenvolvimento ♫♪♩·.¸¸.·

Ademais, vale ressaltar que a negligência do Estado é a sua intrínseca relação com as dificuldades da educação para os surdos, visto que a maioria das escolas não possuem 1 interpretes de Libras (Língua de Sinais) e não promovem a inclusão de deficientes auditivos. Além de instituições com vagas inexistentes para surdos o que aumenta a exclusão. Dessa forma, a falta de investimentos pelo Governo Federal em profissionais implica ao direito a educação para os surdos.

  • 📝 REPERTÓRIO PERTINENTE
:arrow: 1 Nesta situação deve utilizar o verbo no singular.

๑۞๑,¸¸,ø¤º°`°๑۩ Conclusão ๑۩ ,¸¸,ø¤º°`°๑۞๑

Portanto, a fim de melhorar o acesso a deficientes auditivos na educação, seria imperioso que o Estado por meio do Ministério da Educação realizasse maiores investimentos na capacitação de profissionais na Língua de Sinais (Libras) e projetos interativos dentro das escolas para incentivar a inclusão desses estudantes. Outrossim, o Estado juntamente a empresas privadas promovam campanhas nas mídias sociais para trazer mais visibilidade e conscientização, a fim de que os surdos tenham seus direitos respeitados e maior participação na sociedade.

✅
0
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Por EmillyySilva
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#74466
OLÁ Amora! Tudo bem? Espero que seu dia esteja "maravilindo"!🌻😺👋🏻

— Vejo que me marcou, estou bem ocupada, então deixo minha análise mais detalhada para próxima.
(Gente, o @maiconpgtu é muito rápido nas correções, não dá pra disputar ksksks brincadeiras a parte)

— não sou uma corretora profissional, então estou sujeita a erros.

╔═══════════════════╗
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🔊👂【 ANÁLISE GERAL】🖐
════════════════════

⠀ᵃⁿᵃˡⁱˢᵉ" Desafios para a formação educacional dos surdos."

✅Pontos positivos:
Aaah anime, vou chorar!! sua introdução ficou excelente, abordou muito bem sobre o tema e contextualizou com um repertório incrível.
o encaminhamento está bem feito.

Você possui muitos pontos fortes em seu texto. 😺👏
ótimos repertórios, se tornaram bem produtivos graças a sua argumentação.
↳O fechamento da D2 está muito bem estruturado, parabéns, apenas faça o do primeiro desenvolvimento (se possível). Você escreve e argumenta com muita veracidade.


Sua conclusão está ótima, só deixe mais evidente o detalhamento. Continue assim e vai muito longe com seus textos.
- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -
ℂ𝕠𝕞𝕡𝕖𝕥𝕖𝕟𝕔𝕚𝕒 𝕦𝕞 ⌦

❌Agora vamos observar possíveis erros que passaram despercebidos: (peço que tenha mais atenção na digitação, visto que a maioria são erros bem bobinhos)
Vou usar o sinal de interrogação para complementar algo.


﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
0️⃣1️⃣Introdução:

❌ 」『❝ [...]assim como no filme❓ a exclusão social e a negligência por parte do Governo na capacitação de profissionais contribuem para a perpetuação desse cenário negativo. [...] ❞』

↳«01» Adicione uma vírgula depois da palavra "filmes", no sinal de interrogação vermelho.

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
0️⃣2️⃣primeiro desenvolvimento:

❌ 」『 ❝Nessa perspectiva, é imperioso destacar que essa problemática é fruto do preconceito ligado ̶a̶ ̶ visão equivocada de invalidez e incapacidade sobre deficientes auditivos, [...] ❞』

↳«02» Aquele "a" possui crase, pois a palavra "ligado" exige o artigo "a" (quem está ligado; está ligado A algo/alguém) e a palavra visão é no feminino (🅰️➕🅰️=À).

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌

0️⃣3️⃣primeiro desenvolvimento:

❌ 」『 ❝Isto❓ segundo o filosofo inglês Nick Couldry, que existem diversas vozes que por serem minorias, acabam sendo postas a inexistência. [...] ❞』

↳«03» Faltou vírgula ali.

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
0️⃣4️⃣primeiro desenvolvimento:

❌ 」『 ❝Isto❓ segundo o ̶ ̶f̶i̶l̶o̶s̶o̶f̶o̶ inglês Nick Couldry, que existem diversas vozes que por serem minorias, acabam sendo postas a inexistência. [...] ❞』

↳«04» Faltou o acento agudo na palavra "filósofo", no "Ó".

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
0️⃣5️⃣primeiro desenvolvimento:

❌ 」『 ❝Isto❓ segundo o ̶ ̶f̶i̶l̶o̶s̶o̶f̶o̶ inglês Nick Couldry, ̶q̶u̶e̶ existem diversas vozes que por serem minorias, acabam sendo postas a inexistência. [...] ❞』

↳«05» retire o "que". Na análise da competência três, mais abaixo, te ajudo a resolver essa quebra de sentido.

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌

0️⃣6️⃣primeiro desenvolvimento:

❌ 」『 ❝A partir disso, esses estereótipos fazem com que pessoas surdas acabem por serem excluídas❓ ̶e̶ o que dificulta o acesso ̶a̶ educação [...] ❞』

↳«06» Faltou vírgula no sinal de interrogação vermelho, assim irá isolar aquela informação e não precisará do "e".


﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
0️⃣7️⃣primeiro desenvolvimento:

❌ 」『 ❝A partir disso, esses estereótipos fazem com que pessoas surdas acabem por serem excluídas❓ ̶e̶ o que dificulta o acesso ̶a̶ educação [...] ❞』

↳«07» Aquele "a" deve haver crase, já que exige o artigo (quem possui acesso, possui acesso A algo/alguma coisa) e a palavra "educação" é substantivo feminino.
(🅰️➕ Palavra no feminino=À).



﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
0️⃣8️⃣Segundo desenvolvimento:

❌ 」『 ❝visto que a maioria das escolas não possuem ̶i̶n̶t̶e̶r̶p̶r̶e̶t̶e̶s̶ de Libras (Língua de Sinais) e não promovem a inclusão de deficientes auditivos [...] ❞』

↳«08» Aquela palavra tem acento, assim: "intérpretes".

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0️⃣9️⃣Segundo desenvolvimento:

❌ 」『 ❝Dessa forma, a falta de investimentos❓ pelo Governo Federal ❓em profissionais implica ao direito a educação para os surdos. [...] ❞』

↳«09» isole entre vírgulas aquela parte. Abaixo te ajudo a melhorar essa frase.

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ℂ𝕠𝕞𝕡𝕖𝕥𝕖𝕟𝕔𝕚𝕒 𝕥𝕣𝕖𝕤 ⌦

💡Dicas para melhorar a seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos e opiniões em defesa de seu ponto de vista.
﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
(🛠) ➬Na introdução acredito que algumas modificações poderiam beneficiar seu texto :

"[...] No filme["longa-metragem"》para evitar repetição, no mesmo parágrafo, use sinônimos] japonês animado "Koi no Katachi", a protagonista Nishimiya é uma estudante surda que enfrenta diversos problemas na sua educação, [...]

Use sinônimos para não repetir palavras no mesmo parágrafo.

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌

(🛠)➬ D1:

『"[...] [...] Isto [vírgula] segundo o ̶ ̶f̶i̶l̶o̶s̶o̶f̶o̶ [filósofo] inglês Nick Couldry, ̶q̶u̶e̶ ["ocorre devido a"] existem ["existência de"] diversas vozes que por serem minorias, acabam sendo postas a inexistência. [...]"

Melhore essa parte.

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
(🛠)➬ D1:

『" [...] A partir disso, esses estereótipos fazem com que ["as"] pessoas surdas acabem por serem excluídas [vírgula] ̶e̶ o que dificulta o acesso a educação [...]"

adicione um "as" ali.


﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
(🛠)➬ Final do primeiro desenvolvimento:

『" [...]que dificulta o acesso a educação, já que diversas instituições não estão capacitadas corretamente para atender essa minoria .["classe minoritária"》sinônimos]"

Sinônimos para evitar repetição em um mesmo parágrafo.

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
(🛠)➬ Primeiro desenvolvimento:

『" [...]Ademais, vale ressaltar ̶Q̶u̶e̶ a negligência do Estado ̶é̶ ̶ ["e"] a sua intrínseca relação com as dificuldades da educação para os surdos, [...]"

Melhore essa parte.

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
(🛠)➬ Primeiro desenvolvimento:

『" [...] [Conectivo] Além de instituições com vagas inexistentes para surdos o que aumenta a exclusão [...]"

Coloque um conectivo ali.

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌

(🛠)➬ Segundo desenvolvimento:

『" [...]Dessa forma, ["é notório que"] a falta de investimentos[vírgula] pelo Governo Federal [vírgula] em profissionais implica ["se"] ao ["no"] direito ̶a̶ ["à"] educação para os surdos. "

melhore o final.

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌

(🛠)➬ Conclusão:

『" Portanto, a fim de melhorar o acesso a deficientes auditivos na educação, seria ["é"] imperioso que o Estado [vírgula] por meio do Ministério da Educação[vírgula] realizasse maiores investimentos na capacitação de profissionais na Língua de Sinais (Libras) e[...]"

Se atente as melhorias, evite o "seria" seja mais precisa.

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
(🛠)➬ Conclusão:

『" [...]Outrossim, ̶o̶ ["cabe ao"] Estado juntamente a["às"] empresas privadas promovam ["promover"] campanhas nas mídias sociais [vírgula] para trazer mais visibilidade e conscientização, a fim de que os surdos tenham seus direitos respeitados e maior participação na sociedade. [...]"

Atenção ao desenvolver suas frases.

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
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▪️⚫▪️》 CONCLUSÃO

Portanto, a fim de melhorar o acesso a deficientes auditivos na educação,[TÓPICO FRASAL] seria imperioso que o Estado [AGENTE] por meio do Ministério da Educação[MEIO] realizasse maiores investimentos na capacitação de profissionais na Língua de Sinais (Libras) e projetos interativos dentro das escolas[AÇÃO] para incentivar a inclusão desses estudantes.[OBJETIVO] Outrossim, o Estado[AGENTE] juntamente a empresas privadas[MEIO] promovam campanhas nas mídias sociais[AÇÃO] para trazer mais visibilidade e conscientização,[DETALHAMENTO DA AÇÃO] a fim de que os surdos tenham seus direitos respeitados e maior participação na sociedade.[OBJETIVO]

[✔》✅✅✅✅✅》 completa]

↳Está completa, mas na próxima deixe mais explícito seu detalhamento.

╔═══════════════════╗
💡》 🅡🅔🅓🅐🅒🅐🅞 🅓🅞 🅔🅝🅔🅜 🏷
════════════════════
—Aula de detalhamento, para conclusão, retirado do site @blog.imaginie.com

❓Na proposta a seguir, percebam que falta o detalhamento no elemento agente:

『“A mídia [AGENTE], poderia abordar a questão do surdo em sociedade, com o propósito de maior conscientização social para o assunto.

『✔』Para complementar esse agente, e especificar sua função, veja como detalhar:
se quiser pode adicionar essa informação específica dentro de travessões. Me ensinaram que detalhar o •Agente• é mais fácil, então recomendo tentar.

“A mídia [AGENTE], grande difusora de informação e principal veículo formador de opinião,[DETALHAMENTO DO AGENTE] poderia abordar a questão do surdo em sociedade, com o propósito de maior conscientização social para o assunto.”

❓Já no elemento ação, observe a proposta:

『 “Ademais, as escolas poderiam disponibilizar materiais didáticos, a fim de aprimorar o aprendizado dos alunos quanto ao assunto.”[AÇÃO]

『✔』 O detalhamento dessa ação poderia ser:

“Ademais, as escolas poderiam disponibilizar materiais didáticos— como apostilas e e-books—,[DETALHAMENTO DA AÇÃO] a fim de aprimorar o aprendizado dos alunos quanto ao assunto.”[AÇÃO]

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
🔎por mais informações sugiro.
https://blog.imaginie.com.br/detalhamento/

🔎outro site muito bom, só para garantir.
https://cursoenemgratuito.com.br/conclu ... acao-enem/
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°•📽》Vídeos recomendados🎞
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⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 《 Atenção: Como disse já de início, isso é apenas uma pequena análise básica, para te auxiliar e fazer com que você não cometa os mesmos erros em suas próximas redações (por mais que eu seja apenas uma aluna com conhecimentos prévios que podem ser contrariados). Ademais, quero comentar que você tem muito potencial, então no geral seu texto ficou incrível!!
╚═══════════════════╝


Espero ter ajudado, use seu conhecimento para ajudar os outros também! Boa sorte! 😸👋🏻♡♡♡
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