Nessa perspectiva, é imperioso destacar que essa problemática é fruto do preconceito ligado a visão equivocada de invalidez e incapacidade sobre deficientes auditivos, o que fomenta a exclusão social dessa parte da população. Isto segundo o filosofo inglês Nick Couldry, que existem diversas vozes que por serem minorias, acabam sendo postas a inexistência. A partir disso, esses estereótipos fazem com que pessoas surdas acabem por serem excluídas e o que dificulta o acesso a educação, já que diversas instituições não estão capacitadas corretamente para atender essa minoria.
Ademais, vale ressaltar que a negligência do Estado é a sua intrínseca relação com as dificuldades da educação para os surdos, visto que a maioria das escolas não possuem interpretes de Libras (Língua de Sinais) e não promovem a inclusão de deficientes auditivos. Além de instituições com vagas inexistentes para surdos o que aumenta a exclusão. Dessa forma, a falta de investimentos pelo Governo Federal em profissionais implica ao direito a educação para os surdos.
Portanto, a fim de melhorar o acesso a deficientes auditivos na educação, seria imperioso que o Estado por meio do Ministério da Educação realizasse maiores investimentos na capacitação de profissionais na Língua de Sinais (Libras) e projetos interativos dentro das escolas para incentivar a inclusão desses estudantes. Outrossim, o Estado juntamente a empresas privadas promovam campanhas nas mídias sociais para trazer mais visibilidade e conscientização, a fim de que os surdos tenham seus direitos respeitados e maior participação na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.