Sob essa perspectiva, convém apontar o tratamento em segundo plano do debate ambiental como um agravante na lacuna de medidas efetivas na área. Nessa óptica, a conduta do Brasil na Conferência de Estocolmo, em 1972, demonstrou a omissão do País com a importância da sustentabilidade ao assumir como mais importante o avanço econômico. Analogamente, não tão distante da visão atual. Sendo assim, enquanto não providenciadas ações preservativas, dificilmente o cenário mudará.
Ademais, uma representação com autoridades incompetentes nas principais decisões que envolvem o biossistema destaca-se, também, como mais um motivo do impasse. Nesse contexto, ocorrências como o vazamento de petróleo no nordeste brasileiro, em 2019, demonstrou a inefetividade de uma postura irresponsável vinda do ex-ministro do meio ambiente perante a crise inesperada. Desse modo, até que políticas de prevenção sejam planejadas, estragos irreversíveis no ecossistema podem ocorrer.
Fica evidente, portanto, que devido o desdém com a problemática ambiental e a má atribuição de cargos representativos, se torna visível a indiferença com ações socioambientais. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente, deve promover medidas a favor da responsabilidade ambiental, a exemplo de financiamento dos projetos de reflorestamento e educação ambiental, isso por meio de apresentação de pautas recorrentes e pressão no Congresso. Nessa perspectiva, além de uma escolha mais a acurada de dirigentes, o intuito dessa medida é tornar grande parte da tomada de decisões brasileira mais sustentável e consequentemente alertar a ausência de medidas de conservação ambiental. Feito isso, o Brasil irá finalmente ter um posicionamento bem mais responsável do qual teve na Conferência de Estocolmo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada