Em uma primeira análise, é necessário refletir acerca do distanciamento interpessoal. Isso porque, na atualidade, impera-se o individualismo, fato esse que ocasiona o afastamento dos indivíduos e formação de relações sociais frágeis e superficiais. Em decorrência disso, os sujeitos procuram refúgio nos celulares, utilizando-os irrestritamente, principalmente nas redes sociais, para satisfazer a necessidade de laços afetivos, perpetuando, assim, a dependência digital.
Além disso, em segundo plano, essa relação de submissão entre o ser humano e os aparelhos podem acarretar problemas de ordem psicológica. A nomofobia, medo irracional de ficar sem poder desfrutar dos dispositivos móveis, vêm crescendo na sociedade brasileira. Segundo o relatório Estado de Serviços Móveis, os habitantes do Brasil passam mais de 3 horas diárias em frente as telas dos celulares, média a qual coloca o país em 5° lugar no ranking global do tempo que esses aparelhos são utilizados. Esse fato denota o quanto os celulares estão presentes no dia a dia, caracterizando a dependência digital que, consequentemente, torna as pessoas mais suscetíveis às doenças, como a nomofobia.
Torna-se evidente, portanto, que o distanciamento interpessoal e o uso irrestrito desses aparatos contribuem para a dependência digital. Dessa forma, é imprescindível que as redes midiáticas promovam — por meio de propagandas informativas e debates — campanhas que conscientizem os usuários dos celulares acerca dos riscos que esses aparelhos apresentam para a integridade psicológica dos indivíduos, a fim de que a sociedade civil faça o uso produtivo e o melhor possível desses aparatos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.