Na animação Turma da Mônica, a Mônica, protagonista do desenho, sofre diariamente bullying pelo seu amigo Cebolinha, por ser gorda e ser dentuça. Analogamente a ficção, a gordofobia em questão no Brasil deve ser levantada a público e ser combatida, Para que assim tenha menos pessoas passando a mesma coisa que a Mônica passa. Sendo assim, esse cenário negativo é impulsionado pela ignorância e a falta de debate nas escolas.
Primeiramente, a ignorância colabora para o triste cenário da problemática. Desde a antiguidade, o ser humano associa que devemos ter um corpo perfeito, como nas obras “ homens vitruvianos” e “monalisa”, de Leonardo Da Vinci, que retratam o que o ser humano chama de corpo perfeito. Sendo assim, o preconceito associado a pessoas gordas e vem desde a antiguidade, impulsionando o cenário negativo que temos hoje, pois o ser humano já idealizou que apenas pessoas de corpo magro são pessoas “bonitas", deixando a população de gordos de lado. Logo deve haver medidas para combater gordofóbicos.
Ademais e, a falta de debate nas escolas prejudica o fim da problemática. Segundo o filósofo, Jurgen Habermas “a linguagem é uma forma de ação”. Dessa maneira, a falta de debate nas escolas Acerca das causas e consequências da gordofobia, porém medidas para combater isso deve ser desenvolvido, assim pessoas desde criança saberão dar a importância para causas que são necessárias para resolução desse problema . Por isso, deve haver debate sobre essa causa, para assim acabar com esse cenário negativo.
Portanto, conclui-se que empatia fruto da ignorância da falta de debate nas escolas. Sendo assim o governo, órgão responsável pelo controle do país, prontamente com as escolas de todo o Brasil, deverão realizar campanhas e palestras nas escolas, isso tudo com incentivos fiscais do governo, com a finalidade de que mais pessoas estudem e entendam a causa e nunca mais desrespeite alguém, ocasionando assim a diminuição de casos de pessoas que foram desrespeitadas por ser gordo como a Mônica.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.