Em primeiro lugar, é importante destacar que a priorização de interesses financeiros na sociedade é um grande obstáculo em relação ao problema. Para o pensador e filósofo Confúcio, o homem joga sua saúde fora por dinheiro e depois o usa para tê-la novamente. Tal constatação é evidente no dia a dia de muitos trabalhadores brasileiros, uma vez que a necessidade de ter uma vida financeira estável acaba por desgastá-los mentalmente e, consequentemente, levando-os a se afastarem do emprego que, em muita das vezes, ocasiona a estigmatização de suas doenças mentais. Dessa forma, é indispensável a mudança dessa situação e a valorização da saúde.
Ademais, cabe ressaltar que o déficit de informações é um desafio vigente na problemática. De acordo com George Bernard Shaw, o progresso não é possível sem mudanças e quem não consegue mudar sua mentalidade não alcança a mudança de nada. Desse modo, é notória a falta de informação sobre a saúde mental por parte da população, uma vez que o assunto não é aprofundado em escolas e nas mídias sociais, o que resulta na falta de debate. Logo, urge fazer mudanças na mentalidade do corpo social para assim alcançar o progresso como diz o dramaturgo.
Portanto, é mister que o Estado tome medidas a fim de minimizar esse preconceito. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação incluir no currículo escolar aulas ministradas por profissionais da saúde no intuito de informar os jovens a respeito dos cuidados com as enfermidades mentais e promover debates acerca do estigma associado às doenças mentais utilizando relatos e séries que foquem no tema, como também fazer o uso das mídias sociais para disseminar conhecimento no que concerne a temática. Paralelamente, é necessário intervir nesse problema presente no ambiente de trabalho. Para isso, compete ao Ministério do Trabalho criar projetos que visam à melhora do âmbito profissional como palestras que ressaltem os cuidados com a sanidade mental e as consequências do excesso de trabalho. Dessa maneira, a sociedade brasileira consequirá evitar que sua felicidade seja sugada, assim como é representado pelos dementadores no universo "Harry Potter".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.