Em primeiro plano, é preciso atentar-se a dificuldade financeira presente na questão. De acordo com o site, Agência de Notícias, o abandono escolar é oito vezes maior entre jovens de família mais pobre. Visto que, alguns adolescentes tem a necessidade de trabalhar para ajudar a manter à casa ou de buscar uma autonomia monetária. Dessa forma, a maioria perde o foco nos estudos e priorizam o emprego. Sobretudo, trazer a pauta e debater a evasão, aumentaria a chance de atuação no eixo.
Ademais, é evidente que a ausência de interesse, é um outro fator responsável pela permanência da problemática. Segundo dados de uma pesquisa da fundação Getúlio Vargas, em 2006, 17,8% dos jovens estavam fora da escola por puro desinteresse. Nesse contexto, conteúdos exagerados, muita exigência e pressão psicológica, ocasiona sensação de incapacidade, que consequentemente gera a desistência. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esses processos resultou,atualmente,em altos índices de evasão.
É incontestável, que tais entraves precisam ser solucionados. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação,órgão responsável pelo ensino do país, em parceria com a prefeitura, devem realizar palestras, por meio de transmissões nas redes sociais desses institutos e também disponibilizando cartilhas em PDF, que contemplem os benefícios do aprendizado. Com o intuito de trazer os jovens novamente para escola. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um Brasil melhor e um baixo quantitativo de evasão escolar na nação
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada