Em primeiro lugar, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, no Brasil, o uso de informações falsas ou notícias espalhadas para influenciar os resultados das votações em 2018 era de 82%. Foi notório o grande aumento da disseminação de fatos irreais no ano citado. Estando presente, inclusive, nos debates eleitorais. Muitos dos candidatos as utilizaram para ferir a integridade de seus adversários e manipular o máximo de seguidores possíveis.
Consequentemente, muitas das informações acabam ganhando força e movem massas que acreditam veemente nas tais, podendo prejudicar não só o rumo do próprio país, mas também, compactuar com o compartilhamento do ódio e inverdade. Como por exemplo, o trágico acontecimento em São Paulo, aonde uma mulher foi espancada até a morte por boatos sobre sequestro de crianças. Com base nisso, inegavelmente há sérios impactos com o uso desenfreado das notícias mentirosas.
Portanto, é necessário a rigidez dos filtros de veracidade das notícias nos próprios sites das tais, e nas redes sociais, onde ocorre a maior ponte para o compartilhamento, é preciso uma fiscalização maior. Isso pode ocorrer tanto pelos moderadores dos sites quanto por meio dos próprios usuários expondo alguma rede que contém notícias falsas. Tornando assim, o site mais impopular e perdendo a capacidade de atingir os indivíduos. Freando gradualmente o número de fake News e consequentemente, o seu impacto na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.