Em uma primeira análise, as redes sociais, sendo elas, um meio influente de informação e comunicação, tem forte pressão no padrão estético atual, aonde, por meio de formas midiáticas, idealiza a realidade de que o corpo visto como magro, é saudável e deve ser almejado à toda população, é o corpo ideal. Porém, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o que está no externo, nem sempre é reflexo do interno, ou seja, a quantidade de massa muscular não é significativa à saúde. Portanto, essa idealização de uma fisionomia modelada midiaticamente é falsa e irresponsável. Contrariando assim, as palavras de Pierre Bordieu, aonde o mesmo afirma: ''o que foi criado para ser um instrumento de democracia, não deve ser convertido em mecanismo de opressão.''
Consequentemente, esse endeusamento problemático pautado nos meios de comunicações atuais, se tornam prejudiciais à saúde dos internautas, a partir do momento que caminham em direção ao corpo perfeito inexistente, fazendo com que tomem medidas drásticas em relação ao seu físico natural. Porém, há os que preferem seguir o caminho da aceitação de seu corpo, mas, não há espaço para estes na sociedade à partir do momento que contém inacessibilidade física nos locais públicos. Macas hospitalares limitadas e os cintos de pequeno porte em cadeiras de aviões são exemplos da gordofobia estruturada presente na nossa sociedade. ''A nossa civilização é, em grande parte, responsável pelas nossas desgraças'', frase ditada por Sigmund Freud, reflete a problemática atual, aonde, pela falta do debate sobre a gordofobia e interesse do governo em mudar essa dinâmica quadrada, perpetua esses aspectos que dificultam a inclusão de pessoas gordas socialmente.
Em virtude dos fatos mencionados, é mister do estado recorrer à medidas que mude esse quadro de intangibilidade em locais públicos, por meio de reformas em qualquer situação que apresente falta de espaço para diferentes tipos de corpos, para que assim, dê início à popularização dos debates e normalize a existência de variações de esboços corporais e que mais pessoas como Alexandra Gurgel tenham orgulho de ser quem são, pondo fim à um padrão e a falsa concepção de ''peso ideal'', visto que, o peso ideal é o seu próprio, contando que não tenha irregularidades na sua saúde, orientada por um profissional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.