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Por Igorfs
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#74336
No seriado americano Três é demais é retratado um modelo familiar não convencional ao longo da trama. Nesse contexto, a narrativa conta a história de um pai solteiro, que por conta de um acidente de carro de sua esposa, precisa criar suas filhas em conjunto com o cunhado, e melhor amigo. Entretanto, no contexto midiático brasileiro do século XXI, as representações familiares não se constituem como modelos diversos. Portanto, observa-se o preconceito social como perpetuador da problemática, e consequentemente a falta de plena cidadania por parte de famílias que não se enquadram em padrões pré-estabelecidos.

Em primeiro lugar, nota-se o preconceito da sociedade acerca de constituições familiares não normativas. Segundo Émile Durkheim, fato social é a constituição de normas e regras dentro de uma sociedade, haja vista que, o não cumprimento dessas regras configuram um processo de coerção social. Assim, as famílias, que se apresentam de maneira diferente das demais, enfrentam exclusão da esfera pública brasileira por não adequação de forma de pensar e de agir. Dessa forma, a realidade brasileira se apresenta como excludente e intolerante.

Consequentemente, o pré-julgamento social se denota para o desprovimento de direitos civis e sociais garantidos pela lei. A Constituição Federal de 1988- norma de maior valor jurídico no Brasil-, prevê a isonomia jurídica, ou seja, a igualdade de aplicação penal entre os indivíduos. Porém, esse direito as vezes não é aplicado no cenário social brasileiro , tendo em vista a situação de andamento de pautas como casamento e adoção por parte de casais do mesmo gênero. Nesse sentindo, faz-se necessário lembrar que por influências culturais e midiáticas, algumas famílias não tem posse de mesmos direitos civis.

Logo, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para o Governo Federal -por intermédio do ministério da educação e cidadania- urge a implementação de programas sociais e educacionais, que por sua vez, debatam e possam propor resoluções para o cenário atual. Para que assim, haja pluralidade na representação familiar como em Três é demais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Igorfs
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#74337
@hel0oooo
@vitoriaca
Olá fadinhas? Como estão?,
Poderiam por gentileza corrigir essa redação pra mim?, preciso muito de ajuda!
De qualquer forma, muito obrigado!
(Vocês são incríveis e estão me ajudando bastante!)
0
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Por hel0oooo
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#74515
Oiii @Igorfs, tudo bem??? Antes de começar a corrigir sua redação, eu gostaria de deixar claro que ainda estou no começo do meu processo de aprendizagem então, por favor, me perdoe se errar algo, ok? Sinta-se livre para contestar qualquer parte desta análise.

observações
comentários
repetição
possíveis erros
reescrita/correção
desnecessário


• introdução •

No seriado americano Três é demais¹ [repertório sempre entre aspas] é retratado um modelo familiar não convencional ao longo da trama. Nesse contexto, a narrativa conta a história de um pai solteiro, que por conta de um acidente de carro de sua esposa, precisa criar suas filhas em conjunto com o cunhado, e melhor amigo. Entretanto, no contexto midiático brasileiro do século XXI, as representações familiares não se constituem como modelos diversos. Portanto, observa-se o preconceito social como perpetuador da problemática, e[,] consequentemente[,] a falta de plena cidadania por parte de famílias que não se enquadram em padrões pré-estabelecidos.

Cuidado com as vírgulas, sugiro que dê um pouco mais de atenção a esse tópico.


d1

Em primeiro lugar, nota-se o preconceito da sociedade acerca de constituições familiares não normativas. Segundo Émile Durkheim, fato social é a constituição de normas e regras dentro de uma sociedade, haja vista que, o não cumprimento dessas regras configuram [no singular, uma vez que concorda com "cumprimento"] um processo de coerção social. Assim, as famílias, que se apresentam de maneira diferente das demais, enfrentam [a] exclusão da esfera pública brasileira por não adequação de [da] forma de pensar e de agir. Dessa forma, a realidade brasileira se apresenta como excludente e intolerante.


d2

Consequentemente, [Ademais; Sob esse cenário; Sob esse viés; Por conseguinte; Destaca-se, ainda...]  o pré-julgamento social se denota para o desprovimento de direitos civis e sociais garantidos pela lei. A Constituição Federal de 1988- norma de maior valor jurídico no Brasil-, prevê a isonomia jurídica, ou seja, a igualdade de aplicação penal entre os indivíduos. Porém, esse direito as [às] vezes não é aplicado no cenário social brasileiro, tendo em vista a situação de andamento de pautas como casamento e adoção por parte de casais do mesmo gênero.¹ Nesse sentido, faz-se necessário lembrar que por influências culturais e midiáticas, algumas famílias não tem [têm] posse de mesmos direitos civis.

¹ Por que isso está acontecendo? O que fomenta esse problema? É o Estado que se mostra negligente no tange ao assunto? É a burocracia que essas famílias têm que enfrentar?

Faça perguntas à sua tese, quando você pensar em uma tese para usar na redação, pense também nas causas daquele problema, em quem são as vítimas daquele problema e nos obstáculos que elas encontram. Dessa forma, sua argumentação ficará muito mais simples e completa.

conclusão

agente
ação
meio/modo ❌
intuito
detalhamento

Logo, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para [isso,] o Governo Federal - por intermédio do ministério da educação e cidadania - urge [deve fazer] a implementação de programas sociais e educacionais, que[,] por sua vez, debatam e possam propor resoluções para o cenário atual. Para que assim, haja pluralidade na representação familiar como em ["]Três é demais["].

O meio/modo representa como a sua ação será concretizada, sendo assim, acredito que órgãos do governo não assumam essa função, então considerei como um detalhamento.

Ademais, tente fazer com que a sua finalidade fique um pouquinho mais explícita, ok?


• checklist de assuntos que te ajudarão a aperfeiçoar sua redação 

⚪ concordância verbal
⚪ concordância nominal
⚪ uso da vírgula
⚪ uso da crase
⚪ a proposta de intervenção
⚪ sintaxe



É isso, parabéns pelo seu desempenho na redação! Continue treinando, você está no caminho certo <3
0
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