Em primeiro lugar, nota-se o preconceito da sociedade acerca de constituições familiares não normativas. Segundo Émile Durkheim, fato social é a constituição de normas e regras dentro de uma sociedade, haja vista que, o não cumprimento dessas regras configuram um processo de coerção social. Assim, as famílias, que se apresentam de maneira diferente das demais, enfrentam exclusão da esfera pública brasileira por não adequação de forma de pensar e de agir. Dessa forma, a realidade brasileira se apresenta como excludente e intolerante.
Consequentemente, o pré-julgamento social se denota para o desprovimento de direitos civis e sociais garantidos pela lei. A Constituição Federal de 1988- norma de maior valor jurídico no Brasil-, prevê a isonomia jurídica, ou seja, a igualdade de aplicação penal entre os indivíduos. Porém, esse direito as vezes não é aplicado no cenário social brasileiro , tendo em vista a situação de andamento de pautas como casamento e adoção por parte de casais do mesmo gênero. Nesse sentindo, faz-se necessário lembrar que por influências culturais e midiáticas, algumas famílias não tem posse de mesmos direitos civis.
Logo, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para o Governo Federal -por intermédio do ministério da educação e cidadania- urge a implementação de programas sociais e educacionais, que por sua vez, debatam e possam propor resoluções para o cenário atual. Para que assim, haja pluralidade na representação familiar como em Três é demais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.