A inclusão digital não é sobre ter, apenas, aparelhos tecnológicos disponíveis nas casas brasileiras, mas diz respeito ao uso deles por aqueles que são educados tecnologicamente para tal, visando todos os cidadãos existentes. Contudo, é possível afirmar, principalmente com o fato da pandemia do Covid-19, as dificuldades que o país possui nesse assunto, afetando ainda mais o idoso e sua qualidade de vida.
O Brasil é o único país latino-americano na lista dos dez países mais desiguais do mundo, o que destaca o porquê de não existir igualdade na obtenção de tecnologia e seus fatores. Com isso, é percebível que com a falta de distribuição de renda ideal, o projeto de inclusão pode começar, mas haverá barreiras para terminá-lo. Além disso, é importante entender que esta ideia não caminha sozinha, mas é um resultado espontâneo da redução da taxa de analfabetismo e a ocorrência da reforma tributária que efetivará a igualdade no contrato de serviços à Internet no Brasil.
Tendo em vista os longos processos que gerarão a facilidade de obter-se idosos com naturalidade em frente aos aparelhos tecnológicos, a dúvida a salientar é se esta inclusão será totalmente benéfica para a rotina da terceira idade, pois eles já sofrem com a expectativa não realizada sobre os efeitos das tecnologias na correria da vida daqueles que os amam. São alcançados muitas vezes pelo abandono, falta de respeito e atenção por muitos e os expor ao mundo virtual será uma decisão adequada? Ademais, o processo das fake news e os golpes tem aumentado, consequentemente, seu monitoramento se torna mais difícil.
Portanto, o MCTIC (Ministério de Tecnologia e Ciência) não pode e não deve trabalhar sozinho nesse processo, mas o desenvolver do conhecimento pela tecnologia e seus efeitos ocorre através do possível projeto de Lei criada pela Câmara de Deputados capaz de iniciar o processo de reforma tributária. Além disso, a gradual reforma sobre a distribuição de renda deverá fazer com que a terceira idade seja capaz de gozar o seu ápice de vida e experiências.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.