- Antes de tudo, é imprescindível analisar a influência da ineficiência escolar na intensificação do revés. Isto posto, de acordo com Pitágoras, filósofo grego, “Educai as crianças e não será preciso punir os homens.”. Sob tal ótica, o descaso educacional básico reflete diretamente nos adultos que se formam, já que, o homem segue aquilo que aprendeu na infância, logo, os homens estão sendo educados com uma conduta que infringe os direitos da mulher, assim como o ato constitucional. Então, é paradoxal pensar que um país que sanciona uma lei a favor de proteger a mulher, mas é deficiente na prática.
- Outrossim, observa-se que o machismo possui estreita relação com a hostilidade contra a mulher. Segundo o Mapa da Violência, do sociólogo Waiselfisz, entre 50% a 70% das vítimas alegam que a agressão vem por parte do cônjuge. Assim sendo, vem à tona uma visão machista, por consequência da má atuação escolar no processo de desenvolvimento do indivíduo, por mais que seja princípios ultrapassados, ainda consegue perdurar em um país que se consagra emergente.
- Portanto, com urgência, é preciso desconstruir as bases da violência contra a mulher. Dessa maneira, cabe ao Ministério da Educação e da Cultura (MEC), órgão brasileiro responsável pelo sistema educacional básico ao superior, por meio de um amplo debate entre o Estado e a sociedade civil, o MEC deve reformular a Base Nacional Comum Curricular com foco na implementação de conteúdos voltados aos direitos das mulheres. Tal plano tem foco no intuito de criar um indivíduo que respeite os direitos de todas as mulheres. Ademais, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública, por meio de projetos de ampla extensão nacional, canais de televisão e redes sociais, precisa incluir políticas públicas no incentivo das denúncias de violência doméstica. De tal maneira o pensamento de Pitágoras poderá ser consumado na nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.