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A princípio, é fundamental compreender que a liberdade de expressão é um fator essencial, que promove a luta pela garantia de direitos. Dessa forma, para que os valores sociais fossem atendidos, foi necessário conceder a liberdade individual, visto que, em uma época do passado, a opressão sobre um coletivo era motivada por uma ditadura que restringe e controlava a manifestação de pensamentos opostos aos seus. Assim, impedindo a conquista de direitos, como os dos estudantes, que tiveram um papel fundamental na política –no período da ditadura militar– com protestos pela reforma universitária. Diante desse cenário, nota-se que a temática é importantíssima para o desenvolvimento de uma democracia.
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Ademais, é válido salientar que muitos abusam desse direito para propagar um discurso de ódio no corpo social. Sob essa ótica, de acordo com Art. 5°, IV da Constituição Federal, "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato". Entretanto, muitos se aproveitam das redes sociais para utilizar do anonimato, como uma "garantia" da ausência de punição, ao romperem com as barreiras da ética e disseminarem discursos desrespeitosos, proferindo à discriminação. Dessa forma, acabam por afetar vítimas mais vulneráveis, como ocorreu com o filho da cantora de forró Walkiria Santos, que não suportou tantos comentários preconceituosos na mídia e, infelizmente, ocasionou seu óbito. Logo, é imperioso estabelecer a maneira correta de desfrutar desse direito.
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Portanto, torna-se evidente uma discussão sobre a temática, para que ela não seja nociva, ao usufruírem desse direito. À vista disso, cabe ao Ministério da Educação, mediante a ajuda das escolas, explicar mais detalhadamente sobre esse direito nas aulas de história–optando por uma experiência mais didática no ensino– a fim de superar os problemas relacionados com o discurso de ódio, feito nas redes sociais, e ressaltar a importância da liberdade de expressão para o País.
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Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.