Inicialmente, infere-se que essa problemática também está presente no Brasil, haja vista que a falta de oportunidade de emprego para essas pessoas com diferentes realidades que por muitas das vezes não conseguem um emprego por serem vistos com maus olhos pela sociedade, por não haver uma roupa adequada ou por até mesmo serem de pele negra. Analogamente a isso, tem-se o Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos a que a frase "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos" lhe foi atribuída em que tal frase se relaciona a situação de moradores de rua que são seres humanos e tem seus direitos iguais assim como todos.
Ademais, outro entrave é a falta de recursos básicos a saúde que toda população deveria obter. Por isso, tem-se como exemplo disso o fato histórico da escravidão do Egito antigo, que tem a característica da população em situação de rua, por fato de nem os escravos e os desabrigados possuírem recursos para cuidar da saúde. Primordialmente a isso, em nota disse o diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) "É completamente inaceitável que metade do mundo ainda não tenha cobertura para os serviços de saúde mais essenciais". Consequentemente, a negligência do governo é o principal motivo do Brasil ainda não ter uma infraestrutura adequada para a população de rua.
Portanto, faz-se indubitável medidas para combater o problema da situação de rua. O estado deve, por meio do Ministério do Trabalho, promover um emprego digno a todos aqueles desempregados que estão na rua, juntamente com o Ministério da Cidadania, oferecer a liberação de recursos para a ampliação de vagas em casas de acolhimento e abrigos públicos para a população desabrigada, por meio de fundos governamentais, faça um projeto com mutirões para exames de rotinas para essas pessoas. Entretanto, o projeto vai incluir o atendimento gratuito nos postos de saúdes a todas as pessoas incluindo todos os direitos iguais. Espera-se com isso, construir uma sociedade atenta aos direitos sociais comuns aos desabrigados de acordo com o pensador filósofo Jean Paul Sartre.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.